O Centro de Referência de Assistência Social da Zona Norte de Votuporanga está acompanhando um grupo terapêutico feminino para ajudar mulheres em estado depressivo. “Nos encontros, abrimos espaço pra que elas troquem experiências e deixamos que elas conduzam, fortalecendo o auto-estima”, diz a psicóloga Aleandra Marton Polegati.
O grupo se encontra todas as terças-feiras, das 14 às 16 horas. A psicóloga trabalha com avaliação e orientação psicológica. Os casos que precisam de tratamento são encaminhados para Secretaria Municipal da Saúde. Como orienta a profissional, para participar do grupo é necessário apresentar a confirmação médica da doença.
Antes de ser criado o grupo, a psicóloga fez acompanhamento individual com cada integrante em 20 sessões. O objetivo dos encontros em grupo é compartilhar dúvidas, apreensões, medos e situações do dia-a-dia. “A troca de experiência colabora muito para recuperação dos pacientes”, diz.
As principais ajudas dada às mulheres são para enfrentar casos familiares, decepções amorosas, doenças com filho, dentre outros. Na próxima terça-feira (12/12) o grupo se reunirá na sorveteria “Sorvetão” para encerrar as atividades do ano e confraternizar.