sábado, 16 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

CPP sedia reunião sobre reestruturação da rede de ensino de SP

A ideia polêmica de dividir os alunos da rede estadual em ciclos por idade vem gerando muitos protestos em diversas cidades. Em Fernandópolis, professores da rede estadual convidam toda população,…

A ideia polêmica de dividir os alunos da rede estadual em ciclos por idade vem gerando muitos protestos em diversas cidades.

Em Fernandópolis, professores da rede estadual convidam toda população, pais e alunos, para uma reunião que acontecerá hoje, dia 21, às 18h, no Centro do Professorado Paulista.

O encontro terá como principal proposta chamar a atenção de todos em relação às mudanças na rede de ensino, previstas para vigorar a partir do início do ano que vem. Esta será a segunda manifestação realizada no município, o primeiro ato público aconteceu na manhã do último dia 07, quando alunos, professores e familiares das escolas Armelindo Ferrari e Fernando Barbosa Lima, cerca de 200 pessoas, saíram às ruas com cartazes e um caminhão de som para protestar.

A passeata percorreu as ruas centrais da cidade, com sentido à Diretoria Regional de Ensino.

COMO FICARÁ

Com a reestruturação da educação entrando em vigor no início do próximo ano, o ensino do município sofrerá inúmeras mudanças. Desta forma, escolas serão divididas em alunos do 1º ao 5º ano e 6º ao 9º ano do ensino fundamental, enquanto outras abrigarão apenas o ensino médio e grande parte dos alunos do nível médio e fundamental 2 precisará ser remanejada.

A ideia inicial é que a escola EELAS deva abrigar todo o ensino médio da cidade. Um abaixo-assinado está sendo organizado nas escolas pela Apeoesp-Sindicato dos Professores de Ensino Oficial do Estado de São Paulo, para que o governador Geraldo Alckmin recue na decisão.

A PROPOSTA

De acordo com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a reorganização da rede estadual tem como objetivo ampliar as unidades com ciclo único e melhorar a qualidade de ensino. Nem todas as escolas passarão pela reorganização. As escolas com mais de um ciclo ainda funcionarão, devido às diferenças demográficas e as necessidades por escolas para diversas faixas etárias em algumas regiões.

A lista de escolas que passarão a funcionar com ciclo único só será definida após reuniões entre diretorias e comunidade. As diretorias de ensino têm até o fim do mês para indicar as escolas com perfil. Só após esse prazo serão divulgados os nomes definitivos.A data prevista é 14 de novembro, quando acontecerá um mega encontro nas escolas de todo o Estado, o “Dia E”.

Josanie Branco- O Extra.net

Notícias relacionadas