sexta, 15 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

CPI na Câmara recebe diálogos entre pilotos do Airbus e torre de controle

A CPI do Apagão Aéreo na Câmara já recebeu parte da transcrição dos diálogos dos pilotos do Airbus-A320 da TAM com a torre de controle do aeroporto de Congonhas (SP),…

A CPI do Apagão Aéreo na Câmara já recebeu parte da transcrição dos diálogos dos pilotos do Airbus-A320 da TAM com a torre de controle do aeroporto de Congonhas (SP), no dia em que ocorreu o acidente. Os integrantes da CPI esperam receber ainda hoje da Aeronáutica os documentos referentes às caixas-pretas da aeronave.

Por enquanto, a transcrição dos diálogos está guardada no cofre da CPI. O presidente em exercício da comissão, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), está conversando reservadamente com os integrantes da comissão para sugerir que, após a sessão secreta em que serão entregues oficialmente os dados das caixas-pretas pela Aeronáutica, as informações sejam divulgadas publicamente.

“Eu defendo que os dados de forma completa e bem analisados sejam divulgados, mas para isso tem que ter consenso na comissão”, disse Cunha. O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) também é favorável à proposta. “Se é para divulgar, tem que ser de forma clara e não por partes que podem sofrer alterações de interpretação”, afirmou.

A Aeronáutica e parte dos integrantes da CPI divergem sobre o sigilo das informações coletadas nas caixas-pretas do Airbus. O chefe do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), brigadeiro Jorge Kersul Filho, fez um apelo para que a comissão mantenha os dados sob sigilo por considerar que a divulgação das informações pode prejudicar as investigações sobre o acidente.

Na semana passada, Kersul chegou a fazer um apelo aos integrantes da CPI para que mantenham os dados em sigilo. O brigadeiro teme que, analisadas de forma isolada, as informações das caixas-pretas sejam interpretadas de forma equivocada pela Aeronáutica.

Notícias relacionadas