domingo, 24 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Covid: HB inicia estudo com voluntários para testar medicamento

O Hospital de Base de Rio Preto iniciou nesta quinta-feira (8) um estudo utilizando um novo medicamento francês, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com potencial para tratar…

O Hospital de Base de Rio Preto iniciou nesta quinta-feira (8) um estudo utilizando um novo medicamento francês, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com potencial para tratar casos graves da Covid-19. No Brasil, o estudo é comandado pelo professor titular de imunologia clínica e alergia da Faculdade de Medicina da USP, Jorge Kalil.

No estado de São Paulo foram escolhidos quatro centros médicos para participar do testes clínicos do estudo miR-AGE, sendo dois na capital e dois na região interiorana – um deles é o HB. O estudo na unidade é coordenado pelo chefe do Laboratório de Virologia da Famerp, Maurício Lacerda Nogueira.

“A ideia é recrutar entre 40 e 80 pacientes, vai depender do número de voluntários. Conforme eles forem admitidos no estudo, eles serão acompanhados por três meses, cada um deles. O objetivo do estudo é prevenir doença grave, e a doença grave ocorre de sete a dez dias depois do diagnóstico. Então, a ideia é que a gente faça no diagnóstico um tratamento precoce que previna a infecção (de Covid-19) grave”, explicou Nogueira.

Os pacientes que quiserem se voluntariar no estudo deve ter diagnóstico de Covid-19 nas últimas 48h, ter menos de 65 com alguma comorbidade ou acima. Os interessados devem procurar o Centro de Pesquisas do Hospital de Base.

Sobre o medicamento

O ABX464 é fabricado pela empresa francesa de biotecnologia Abivax, e se espera, com seu uso, diminuir o número de pacientes que precisam de internação hospitalar e também o período que passam internados. O medicamento pode diminuir os graves efeitos da infecção pela Covid-19, reduzindo o número de participantes que necessitam de hospitalização e o tempo de recuperação para participantes internados.

Participantes confirmados com Covid-19, acima dos 65 anos ou com menos de 65 anos que apresentem fatores de risco, receberão o ABX464 por via oral, durante 28 dias.

O estudo miR-AGE incluirá um total de 1.034 participantes na Europa e América Latina.

Notícias relacionadas