sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Covid: em um mês, apenas 3% da população do Estado foi vacinada

Dados do Governo de São Paulo atualizados na manhã desta segunda-feira (15) mostram que 1.462.853 pessoas foram vacinadas contra Covid-19 em todo Estado de São Paulo desde 17 de janeiro….

Dados do Governo de São Paulo atualizados na manhã desta segunda-feira (15) mostram que 1.462.853 pessoas foram vacinadas contra Covid-19 em todo Estado de São Paulo desde 17 de janeiro.

Em um universo de 46.289.333 de moradores em todo Estado (dados do IBGE), o percentual de imunizados é de apenas 3,15%. O número ainda baixo de pessoas que receberam a dose da Coronavac ou AstraZeneca ocorre por diversos fatores. Um deles, o atraso da China em enviar insumos para o Instituto Butantan entre o final de janeiro e começo de fevereiro.

Outro ponto foi a exigência das vacinas estocadas em SP pelo Ministério da Saúde, que distribuiu o imunizante comprado pelo governo de João Doria (PSDB) aos Estados brasileiros.

Atualmente, o governo paulista já trabalha em ritmo acelerado para produzir mais vacinas da Coronavac.

Retrospecto
A primeira pessoa a receber a dose da Coronavac foi a enfermeira Mônica Calazans, enfermeira da UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, da Capital Paulista. Ela já recebeu a segunda dose do imunizante na última semana.

“Quero deixar clara a minha emoção de estar sendo imunizada pela segunda vez. Mas isso não me dá o direito de sair na rua sem máscara, sem álcool em gel. Vou continuar junto com todos os brasileiros usando máscara até que todos estejam imunizados”, disse Mônica Calazans durante coletiva no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo de São Paulo.

“Tomei a vacina do Butantan com muito orgulho e falo: é a vacina de São Paulo, é a vacina do Brasil, e é o que a gente estava esperando realmente para poder sair dessa prisão que todos nós estamos vivendo”, complementou.

Números
Entre as cidades paulistas que começaram a vacinação, Taiúva, na região de Ribeirão Preto, vacinou apenas duas pessoas até o momento, segundo dados do Governo de SP.

Cabreúva, na região de Jundiaí, tem até o momento 24 pessoas imunizadas.

A antepenúltima cidade da lista fica na região de Rio Preto. Nova Castilho conseguiu imunizar até agora 39 moradores.

Notícias relacionadas