O primeiro jogo da Copa do Mundo do Catar deste domingo, 27, foi morno no geral, mas rendeu emoção nos minutos finais.
Pelo Grupo E, o Japão enfrentou a Costa Rica buscando uma vaga nas oitavas de final, mas perdeu por 1 a 0. Essa é a primeira vitória de seleções da CONCACAF no Catar. Assim como contra a Alemanha, o primeiro tempo dos japoneses foi bem abaixo do esperado.
A Costa Rica, que levou 7 a 0 da Espanha no primeiro jogo, continuou tendo dificuldades de finalização e não assustou o gol de Gonda. Na volta do intervalo, o Japão melhorou e antes do 1º minuto forçou boa defesa de Keylor Navas. No entanto, os japoneses não conseguiam avançar com perigo, tocando a bola de lado, e os costa-riquenhos se fecharam. Quando o jogo parecia se encerrar sem gols, aos 35 minutos, Fuller recebeu na entrada da área, bateu colocado e abriu o placar.
Foi a primeira finalização da Costa Rica no Mundial e o primeiro gol da seleção no Catar. Os minutos finais foram de drama para o Japão. O resultado deixa Espanha, Japão e Costa Rica com 3 pontos (nessa ordem na chave pelo saldo de gols). Alemanha não pontuou. Se os alemães vencerem os espanhóis na rodada das 16h, todos ficarão empatados. Mas se perderem, ainda conseguem se classificar na última rodada.