sexta-feira, 18 de outubro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Cortando asinhas de ministros

Uma PEC assinada pelo senador Márcio Bittar (União Brasil-AC) pode proibir que ministros do STF façam parte do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e que sejam substituídos imediatamente por juízes de…
Foto: Márcio Bittar ;é senador pelo União Brasil

Uma PEC assinada pelo senador Márcio Bittar (União Brasil-AC) pode proibir que ministros do STF façam parte do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e que sejam substituídos imediatamente por juízes de carreira indicados pelo Congresso Nacional. Boa e ruim, se aprovada, a mudança constitucional tiraria da mão dos togados qualquer ação primária sobre as eleições, mas também poderia afetar a gestão futura do ministro André Mendonça na presidência do TSE, tida como fundamental para reverter a infame inelegibilidade de Jair Bolsonaro, em 2025.

Mentindo em dupla

O jornalismo da Record TV e o da Globo empatam em vários aspectos, que vão além do formato e da aparência plástica. Ambos mentem descaradamente. Ontem, enquanto a denúncia de pedalada fiscal de R$ 3 bilhões, do programinha safadinho de compra de apoio político de estudantes, o Pé-de-Meia, era denunciado na Câmara, no Senado e na PGR, as emissoras montaram reportagens em apoio ao crime, até elogiando lula e sua gangue. 

Outra armação

No mesmo modelo, Record e Globo entrevistaram positivamente o comunista Flávio Dino, que não seria ministro de nada em qualquer país sério, para falar de uma “campanha” de políticos da extrema-direita para derrubar liberdades adquiridas pelo STF, como o voto monocrático e as interferências em outros poderes. Dino fez beicinho para dizer que isso “é uma violência” ao judiciário nos dois canais – os que têm as maiores verbas de propaganda do desgoverno. 

Bolsonaro ameaçado de morte

Um homem identificado como Rogério Santos, de 34 anos, foi identificado e detido, ontem à tarde, por ser autor de uma ameaça de morte a Jair Bolsonaro (foto), em João Pessoa, onde foi ajudar na campanha do ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, candidato do PL a prefeito da capital paraibana. Santos postou uma ameaça de morte ao ex-presidente em redes sociais, com citação de um plano de atentado. 

Sem novidade

Bem ao contrário do que ocorreria se a ameaça fosse a lula ou a algum dos 11 iluministros do STF, Rogério Santos apenas prestou depoimento e voltou pra casa, livre para cometer outros crimes.

Explique

A juíza Alessandra Mendes Spalding, do Tribunal de Justiça de São Paulo, mandou soltar da prisão, ontem à tarde, o caminhoneiro Victor Gabriel Alves, que foi preso em flagrante pela Polícia Militar com 500 quilos de cocaína escondidos na carga do caminhão que dirigia entre Curitiba (PR) e a capital paulista. 

Explique 2

O STF iniciou ontem o julgamento da homologação do plano “Pena Justa”, criado pelo governo lula a pedido dos iluministros para melhoria da aplicação de direitos humanos em presídios brasileiros. Estão na lista de benefícios a bandidos o fim da superlotação em cadeias e as saidinhas. 

Explique 3

Juízes e advogados caríssimos participaram de um jantar muito chique, na quinta-feira (10), em um grande restaurante do bairro Jardim Paulista, em São Paulo (SP), regado a pratos finos e vinhos muito caros. “Este vinho é oferecido pelo doutor Elias Mubarak”, disseram os garçons aos convidados. Só por exemplo, cada garrafa do vinho Vega Sicilia, de safra de 2011, que foi servido em todas as mesas, custa R$ 8 mil. Detalhe: Mubarak atua em centenas de processos julgados pelos mesmos juízes do jantar.

Tadinhos, gente!

Lula usará um avião Airbus 330-200 para viajar a Kazan (Rússia) neste domingo (20), onde participará da 16ª Cúpula do BRICS. O avião modelo KC30 é o mesmo que está sendo utilizado para buscar brasileiros no Líbano, que querem fugir dos conflitos da guerra com Israel. Assim, lulinha e janjinha não terão o conforto do Aerolula, que está na oficina desde a pane pra lá de suspeita, ocorrida no México, no começo do mês. A FAB não explicou direito o que ocorreu com o avião presidencial. 

Detalhe

Lula sai do país por uma semana, exatamente na reta final da campanha para prefeitos, em segundo turno, deixando literalmente na mão os “cumpanheiros” de sua estirpe que tentam se eleger.

Só pra não esquecer

Neste ano, lula já esteve com ou sem janja em meia dúzia de países. Acabou de voltar do México, onde foi também para nada, por exemplo. Agora vai à Rússia igualmente para nada. No ano passado, o casal real passeou fora do país por 62 dias com o nosso dinheiro, em uma baita lua de mel que não tem fim. 

Mais taxação

Quem precisar comprar, por exemplo, nebulizadores, fibra óptica ou chapas de aço da China terá de pagar, agora, imposto extra de até 35%, segundo decisão do governo lula. A ideia – claro que não é para arrecadar mais – seria combater exportadores chineses que, acredite, estariam vendendo estes e outros produtos mais barato que similares fabricados aqui, no Brasil. 

De lula para cristãos, com carinho

“A gente não tem medo de dizer que a gente é de esquerda porque ninguém foi mais de esquerda do que Jesus Cristo. Ninguém. Ninguém brigou mais pelos pobres do que Jesus Cristo, é exatamente por brigar pelos pobres e cuidar dos doentes e atender os mais necessitados que os ricos da época mandaram crucificar Jesus Cristo”, afirmou o presidente comunista em um comício em Camaçari (BA).

Outra dele

“A gente não pode cometer o mesmo erro cometido em 2018 quando ao invés de votar num companheiro da qualidade do [Fernando] Haddad [atual ministro da Fazenda], votou numa coisa, votou numa coisa que ninguém conhecia a não ser por contar mentira, por pregar o ódio. Inventou até que era evangélico. Ele não acredita em Deus, ele não acredita em Deus porque o comportamento dele é de quem não acredita.” De lula para a história mundial. 

Mantendo o poder

O site Metrópoles informa, hoje, que lula e a bancada do PT enganam a nação quando afirmam manter isenção na eleição do novo presidente da Câmara dos Deputados. Mas que, na verdade, agem nos bastidores “com grande interesse” e com “articulações intensas”. Para isso, lula e petistas empurram diretamente três candidaturas: Hugo Mota (Republicanos-PB) Elmar Nascimento (União-BA) e Antonio Brito (PSB-BA).

Ela sabia!

A ministra Nísia Trindade (Saúde) admitiu que sua equipe já sabia um mês antes que pacientes foram contaminados por HIV após passarem por transplantes no Rio de Janeiro, mas não investigou o caso porque, para ela, “não havia necessidade de acionar as autoridades antes da denúncia”, que foi feita na última sexta-feira (11). Nísia soube do primeiro caso de infecção no dia 14 de setembro. A declaração dela foi feita à TV Band.

Notícias relacionadas