O corpo do brasileiro Elias Cardoso, que desapareceu no dia 13 de abril em Portugal, será cremado no país europeu. A data para a cerimônia ainda não foi divulgada.
Ao Metrópoles, o irmão de Elias, Gabriel Cardoso, afirmou que a família espera a emissão da certidão de óbito para marcar a cremação.
O Ministério das Relações Exteriores disse que não comenta casos individuais em respeito ao direito à privacidade, mas afirmou que permanece à disposição para “prestar a assistência cabível à família do nacional”.
“Informa-se que, em caso de falecimento de cidadão brasileiro no exterior, as Embaixadas e Consulados brasileiros podem prestar orientações gerais aos familiares, apoiar seus contatos com o governo local e cuidar da expedição de documentos, como o atestado consular de óbito, tão logo terminem os trâmites obrigatórios realizados pelas autoridades locais”, diz a nota do ministério.
O corpo do brasileiro foi encontrado no último domingo (21/4), uma semana após seu desaparecimento. Natural de Santa Fé do Sul, no interior de São Paulo, Elias vivia em Portugal com a família há dois anos.
Segundo reportagem do portal G1, o jovem de 22 anos estava na praia, em Vieira de Leira, com quatro amigos, quando uma onda o puxou para dentro d’água. Um dos amigos também teria se afogado, mas foi encontrado e socorrido.
Nas redes sociais, familiares de Elias lamentaram a morte. “Nunca irei te esquecer, lembrarei da nossa infância e dos momentos maravilhosos que tivemos juntos. Obrigado por me ensinar e ter me apoiado em tudo nessa vida”, disse a irmã, Raquel Leal, em uma publicação no Facebook.
Primo dele, Jeferson Dias também lembrou a infância dos dois e agradeceu o tempo em que estiveram juntos. “Nunca imaginei que iria escrever alguma coisa assim, mas obrigado por fazer parte da nossa família. Só Deus sabe o quanto você é importante para nós. Te amamos muito”, escreveu.