sábado, 26 de outubro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Corpo de Bombeiros de Catanduva comemora 40 anos de criação

O Posto do Corpo de Bombeiros de Catanduva comemora, nesta segunda-feira, 40 anos de sua criação. Para celebrar a data, o comando prepara solenidade militar, que será realizada no dia…

O Posto do Corpo de Bombeiros de Catanduva comemora, nesta segunda-feira, 40 anos de sua criação. Para celebrar a data, o comando prepara solenidade militar, que será realizada no dia 15, a partir das 9h30.

De acordo com o comandante 2º tenente José Luciano Val, o convite se estende a todos os ex-bombeiros, ex-comandantes e ex-prefeitos de Catanduva.

“Todos os profissionais que plantaram as boas sementes no passado no Posto de Bombeiros de Catanduva serão homenageados pelos excelentes trabalhos realizados para a comunidade. A maioria dos bombeiros convidados continua em Catanduva, outros conseguimos localizar em algumas cidades da região e na Capital”, afirmou o comandante.

O primeiro comandante do Posto do Corpo de Bombeiros de Catanduva, 3º sargento, aposentado como 1º tenente Francisco Pedro Rocha, 77 anos, morador de Assis, estará presente do evento.

“Será uma grande alegria receber a presença do primeiro comandante dos Bombeiros de Catanduva. Nosso objetivo é não deixar esquecido o profissional aposentado. Nesta semana, por exemplo, entramos em contato com o ex-prefeito Warley Agudo Romão, que está em São Paulo e percebemos a alegria e a emoção ao ser convidado para a homenagem. Mas, ele não poderá estar presente devido ao estado de saúde”, disse Val.

No dia da solenidade, os convidados poderão conhecer todas as dependências do quartel, que passou por reformas, e participar da inauguração da sala do Memorial do Corpo de Bombeiros.

Atualmente, o posto é considerado um dos melhores do interior, conta com 56 profissionais, piscina, tanque de mergulho com seis metros de profundidade, acomodação totalmente reformada para a guarnição, viaturas com equipamentos de última geração e treinamento contínuo para os policiais.

“Os bombeiros trabalham tendo em vista o excelente atendimento para a sociedade. Assim, queremos aumentar o vínculo com as pessoas. Estamos sempre em busca do aprimoramento contínuo para melhorar o nosso trabalho”, explicou o comandante.

História
“Enchente de 1983 foi a ocorrência que mais marcou”, diz comandante

Desde a criação do Posto de Bombeiros de Catanduva, muitas ocorrências marcaram com emoção o trabalho dos policiais.

Segundo o 2º sargento Iasser Arafat Abdel Hamid, a enchente de 1983 foi uma ocorrência que marcou a lembrança de muitos profissionais que viveram o fato.

“Além de todos os problemas causados para a cidade e população, o quartel ficou submerso na água, foi terrível, mas superamos todos os problemas”, disse o sargento.

No ano de 1992, o vazamento de um tanque de combustível que transitava pela malha ferroviária assustou e preocupou os Bombeiros.

“O combustível vazou, passou pela galeria de água e chegou ao Rio São Domingos. O trabalho foi minucioso e perigoso. Lembro que nessa ocorrência foi registrado incêndio e por pouco não tivemos uma grande explosão do vagão que transportava o combustível”, falou Val.

Nos resgates, os policiais lembraram com emoção de um caso de parto.

“Em 1998 atendemos a uma ocorrência em que uma moça estava em trabalho de parto avançado. Fomos obrigados a parar o veículo de resgate no cruzamento das ruas Maranhão com Pernambuco e realizar o nascimento da criança. Hoje a menina que se chama Jady está com dez anos e cheia de saúde. São casos que mostram que nunca devemos desistir de lutar”, concluiu o sargento.

Notícias relacionadas