O candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao governo de São Paulo, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, indicou a aliados que deseja ter uma mulher como vice na sua chapa para disputa pelo Palácio dos Bandeirantes. Informações dão conta de que o nome defendido por Tarcísio seria da rio-pretense coronel Helena Reis, do partido Republicanos.
As negociações avançam a ponto do ministro manter intensas conversas com o presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira. Além do apoio do partido à sua candidatura, em pauta a possibilidade da coronel Helena vir a ser indicada vice para a disputa eleitoral deste ano.
Em janeiro de 2017, durante o governo de Geraldo Alckmin, a coronel da Polícia Militar assumiu o posto de secretária-chefe da Casa Militar. Foi a primeira vez que uma mulher negra tomou posse em um cargo de primeiro escalão no Estado de São Paulo.
A aliados, Tarcísio tem sinalizado que, assim como fez à frente da Infraestrutura, em que colocou mulheres em cargos de destaque, uma de suas prioridades é ter uma mulher em sua chapa —seja candidata à vice ou ao Senado.
Em 2020, a coronel Helena disputou a prefeitura em São José do Rio Preto. Ela terminou a corrida em segundo lugar, tendo 27,16% dos votos válidos.
Composição
O pré-candidato ao governo de São Paulo Tarcísio Gomes de Freitas visitou no dia 23 de fevereiro a sede regional do Republicanos em Rio Preto. Ele participou na cidade de inauguração das obras de duplicação da BR-153 ao lado do presidente Jair Bolsonaro. Na ocasião, foi recebido pelo presidente do partido na cidade, Diego Polachini, e pela pré-candidata a deputada estadual Coronel Helena Reis.
Sem partido, o ministro estuda a possibilidade de se filiar ao Republicanos para concorrer ao Palácio dos Bandeirantes, principalmente pela estrutura da legenda no Estado. Durante o encontro, sobre o assunto, Tarcísio garantiu: “animado e com fé”. “Vai dar certo! Estou extremamente confiante de que os projetos e ideais se equivalem”, disse.
O presidente do Republicanos na cidade, Diego Polachini, afirmou que o encontro demonstra a força e a relevância do partido “É mais um grande nome, de expressão nacional, que temos o privilégio de receber em nossa sede. São encontros produtivos e que mostram a efetividade do Republicanos no cenário político nacional”, afirmou Polachini.