O Corinthians enfrenta o Cianorte-PR, na noite desta quinta-feira (22), às 20h, no Estádio Regional Willie Davids, em Maringá, pela primeira fase da Copa do Brasil. O jogo marca a estreia do clube paulista nesta atual edição.
Em 2023, o Timão chegou até a semifinal, derrotando o Remo-PA, Atlético-MG e o América-MG, e foi eliminado pelo São Paulo. 2023 foi a segunda edição seguida em que o alvinegro paulista chegou até os quatro melhores times do torneio.
O Corinthians é tricampeão da competição, sendo o segundo time do estado de São Paulo com mais títulos, perdendo apenas para o Palmeiras, com quatro. A jornada pela quarta taça começa no interior do estado do Paraná, em Maringá, e em caso de classificação para a segunda fase, irá enfrentar fora de casa o vencedor do confronto entre Olaria-RJ e São Bernardo-FC.
Os títulos alvinegros
A primeira campanha de título alvinegro foi também a primeira vez que um clube paulista sagrou-se campeão da competição. Em 1995 a caminhada do Corinthians começou com o Operário de Várzea Grande-MT, na primeira fase, e depois eliminou o Rio Branco-AC, Paraná-PR e o Vasco-RJ até chegar a final contra o Grêmio-RS, derrotando o tricolor gaúcho nos dois jogos.
A segunda conquista veio sete anos depois, em 2002. Para sagrar-se campeão desta edição, o clube teve que disputar uma fase a mais em relação a 1995. Na primeira eliminou o River-PI, depois goleou o Americano-RJ por 6 a 2, nas oitavas passou pelo Cruzeiro-MG com um 5 a 4 no placar agregado, assim chegando nas quartas de final, onde eliminou o Paraná-PR, e depois o rival São Paulo na semifinal. A grande decisão foi contra o Brasiliense-DF, e o Timão venceu o primeiro jogo em São Paulo por 2 a 1 e empatou em 1 a 1 em Taguatinga, no Distrito Federal.
O último título alvinegro aconteceu em 2009. Nas duas primeiras fases eliminou o Itumbiara-GO e o Misto-MS, ambas com vitórias por 2 a 0, já nas oitavas encarou o Athletico-PR, ganhando por 4 a 3 no placar agregado, e depois eliminou uma dupla carioca nas quartas e na semifinal, Fluminense-RJ e Vasco-RJ, respectivamente. A finalíssima foi contra o Internacional-RS, e após vencer o primeiro jogo no Pacaembu por 2 a 0, o Timão conseguiu administrar a vantagem em Porto Alegre, empatando em 2 a 2, conseguindo sua terceira taça.