O Corinthians foi derrotado pelo Atlético Mineiro, por 2 a 1, em jogo realizado neste domingo (1), na Arena Independência, em Belo Horizonte, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Cazares abriu o placar para os mandantes, Janderson empatou, mas Fábio Santos garantiu a vitória do time mineiro.
O Atlético-MG encerrou sequência de quatro jogos sem vitórias e chegou a 45 pontos na 12ª colocação -pode cair uma posição caso o Vasco vença o Cruzeiro na segunda-feira (2). Com a vitória, o time mineiro eliminou qualquer chance de rebaixamento. O Cruzeiro, primeiro dentro do Z4, só pode chegar a 45, mas não alcança o número de vitórias, primeiro critério de desempate.
O Corinthians, que iniciou a rodada na sétima colocação, agora está em oitavo com 53 pontos. O posto ainda garante vaga na Copa Libertadores, mas o time paulista precisa ficar atento ao Fortaleza, que venceu na rodada e está em nono com 49 pontos.
O jogo começou muito movimentado e o Corinthians chegou com perigo em duas oportunidades logo nos primeiros minutos, com Clayson e Gustavo. O Atlético-MG segurou a pressão e respondeu aos 11 minutos, com Marquinhos finalizando forte para defesa de Cássio. Logo depois, os mandantes tiveram um gol anulado com Réver.
Aos 19, porém, o Atlético marcou e desta vez valeu. Jair tocou para Marquinhos, que acionou Cazares. Dentro da área, o meia chutou no ângulo, sem chance de defesa. O time mineiro nem teve tempo para comemorar e o Corinthians empatou no minuto seguinte. Fagner deixou Gustavo na cara do gol, o atacante foi travado pelo goleiro rival, mas no rebote, Janderson chutou de primeiro e também acertou o ângulo.
A partida continuou agitada e o Atlético-MG criou duas novas chances. Aos 37, Marquinhos finalizou para grande defesa de Cássio, aos 38, Jair mandou no travessão. O Corinthians respondeu aos 46 com Fagner chute cruzado. Janderson pressionou o zagueiro Igor Rabello e a bola foi para o gol, mas ele estava impedido.
O segundo tempo começou mais truncado e com menos chances. No começo, Clayson, para o Corinthians, e Cazares, para o Atlético, finalizaram sem muito perigo. Aos 28 minutos, o autor do gol do Corinthians teve lance infeliz ao perder a bola e cometer pênalti em Cazares. Na cobrança, Fábio Santos deslocou Cássio e colocou o Atlético novamente à frente. O time mineiro segurou bem o resultado até o apito final.
Na próxima quarta-feira (4), às 19h30, o Corinthians visitará o Ceará na Arena Castelão. O time paulista encerra a temporada em sua arena, no domingo (8), às 16h, diante do Fluminense. Os mineiros atuarão nos mesmos dias e horários, encarando o Botafogo no Mineirão e, depois, o Internacional no Beira-Rio.