A equipe de basquete do Corinthians venceu o São José por 74 a 63 no quarto jogo e conquistou a edição 2018 da Liga Ouro nesta sexta-feira, 22. Usando uma camiseta com as palavras “Quem matou Marielle?”, o capitão Gustavinho ergueu o troféu.
Campeão da Liga Ouro, o clube paulista terá o direito de disputar a próxima temporada do NBB. Agora, precisará comprovar os pré-requisitos exigidos pela LNB (Liga Nacional de Basquete) – o que deve acontecer na próxima semana – para ter confirmada a sua participação na elite do basquete do país, algo que não acontece desde 1997.
“Esses caras acreditaram no projeto Corinthians e formamos um grupo de muita confiança. Representar o Corinthians é uma responsabilidade muito grande e fizemos um grande trabalho para conquistar nosso grande objetivo que era a vaga no NBB. Esse é só um começo de uma história que tem tudo para ser de muitas glórias para esse clube gigante, que tem essa torcida maravilhosa que nos acompanha em todos os lugares”, exaltou o técnico Bruno Savignani.
Depois de largar atrás no primeiro quarto, o Corinthians equilibrou o jogo no período seguinte, mas a liderança ficou praticamente todo o tempo com o São José. Só que no último quarto a equipe alvinegra foi superior – vitória parcial por 23 a 11 – e garantiu a vitória para fechar a série decisiva em 3 a 1.
O jogo coletivo imperou no time alvinegro nesta sexta-feira. Com 12 pontos cada, Brandon e Reggie foram os cestinhas da equipe, mas outros quatro jogadores apareceram bem ofensivamente – Pastor (11), Bruno (9), Humberto (8) e Gemadinha (7).
“A grande marca deste time é o coletivo, tanto que quem fechou o jogo hoje (sexta-feira) foi a segunda unidade. Isso mostra que o trabalho ao longo da temporada foi excelente e o Bruno conseguiu montar um plantel que todo mundo podia decidir. Hoje todo mundo deixou o que podia em quadra e demos esse presente para essa torcida maravilhosa”, disse o armador Gustavinho, que foi responsável por levantar o troféu de campeão.
“Quem matou Marielle?”
Com a equipe toda no pódio para receber as medalhas, Gustavinho usou uma regata com o símbolo do Corinthians, o número 10 com o qual joga e palavras sobre a morte da vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes em março.
O assassinato completou 100 dias sem a resolução do caso, e manifestações tomaram conta das redes sociais nesta sexta.