A Coreia do Norte enviou cerca de 150 balões contendo fezes e lixo para a Coreia do Sul, conforme divulgado por militares sul-coreanos nesta quarta-feira (29). Um alerta foi emitido para os moradores das regiões de fronteira, pedindo que evitem qualquer contato com os balões e acionem a polícia imediatamente.
Os objetos começaram a ser avistados sobrevoando o território sul-coreano na noite de terça-feira (28). De acordo com o governo da Coreia do Sul, alguns balões chegaram a uma província no sudoeste do país. Imagens divulgadas pela imprensa sul-coreana mostram balões brancos amarrados a sacos plásticos contendo garrafas de plástico, baterias, peças de sapato e fezes.
As autoridades acreditam que essa ação da Coreia do Norte seja uma retaliação a atividades semelhantes realizadas por ativistas sul-coreanos e desertores norte-coreanos, que enviaram balões com panfletos anti-regime e cartões de memória com músicas de k-pop para a Coreia do Norte. As autoridades sul-coreanas condenaram a atitude norte-coreana como “desumana” e “vulgar”, afirmando que esses atos violam o direito internacional e ameaçam seriamente a segurança do povo sul-coreano.