O Programa Civitas, de responsabilidade da Extensão UNIFEV, ganhou espaço durante a última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Votuporanga, realizada segunda-feira (dia 4).
A convite dos representantes do Poder Legislativo local, a Profa. Ma. Ana Paula Castilho Garcia Seraphim, coordenadora da área, explicou o conceito e o objetivo da iniciativa que, neste ano, tem a missão desenvolver atividades junto à população do bairro Palmeiras I.
“Civitas, que significa comunidade em latim, dá nome a esse trabalho que, recentemente, foi criado com a finalidade de integrar e direcionar as inúmeras atividades de extensão desenvolvidas pela UNIFEV para um bairro específico do município, a fim de auxiliar e contribuir para o avanço e a melhoria do local. Em 2018, o escolhido foi o Palmeiras I, mas a ideia é que, a cada ano, uma nova região seja assistida pela Instituição”, citou Ana Paula.
O Programa envolve não só os cursos do Centro Universitário de Votuporanga, como os seus Núcleos. Entre eles, o de Responsabilidade Social e Direitos Humanos.
“Institucionalmente, enxergamos o Civitas como uma via de mão dupla entre o alunado e a comunidade. Nele, os universitários aprendem a lidar com desafios reais, colocando em prática o aprendizado teórico, em prol do próximo”, completou a coordenadora.
Em maio, o lançamento da ação foi numa manhã de sábado (dia 19), na Associação Beneficente Irmão Mariano Dias. Na oportunidade, foram realizadas uma série de atividades gratuitas, como cursos online (EAD UNIFEV), oficinas de sabão (reutilizando óleo usado), aulas de Zumba, orientações preventivas, cuidados com a saúde da mulher, e a distribuição de mudas de árvores, além da exibição de filmes e documentários sobre Direitos Humanos.