O coordenador do programa Pró-Vicinais, Evandro Losacco, vistoriou, na tarde de sexta-feira, 15, as obras de recapeamento na vicinal Marcírio Gomes, em Valentim Gentil. Ele percorreu um trecho de 18 quilômetros da mencionada estrada, que está sendo recuperada com recursos do governo estadual. O investimento ultrapassa R$ 4,5 milhões.
Os serviços na vicinal, que dá acesso ao Parque Ecoturístico Municipal de Valentim, tiveram início em setembro do ano passado e estão paralisados há cerca de um mês, por conta do grande volume de chuvas. Segundo a assessoria de Infraestrutura da prefeitura, que acompanha a execução da obra, já foram recapeados 12 quilômetros da via, restando apenas seis quilômetros para conclusão dos trabalhos, que devem ser retomados dentro de 15 dias.
A qualidade do serviço foi ressaltada por Losacco, durante a inspeção. De acordo com o coordenador do Pró-Vicinais, o governo estadual, através do programa, possibilitou não apenas o recapeamento e sim a recuperação total da estrada, inclusive com a construção de sistema de drenagem, garantindo durabilidade de “dezenas de anos” ao asfalto.
Evandro esclareceu ainda que o sistema adotado na gestão do governador José Serra, de gerenciar este tipo de empreendimento diretamente pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem), elimina qualquer possibilidade de falha no processo, como a utilização dos recursos por parte dos municípios para outros motivos que não o especificado no convênio.
Lossaco ainda visitarou mais três estradas de Valentim que estão inseridas na quarta etapa do Pró-Vicinais e podem receber, nos próximos meses, a ordem do DER para início dos serviços de pavimentação ou recapeamento, numa extensão total de 20 quilômetros. O orçamento integral previsto é de R$ 17,5 milhões, um dos maiores valores liberados para a região.