sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Coopervinte coleta recicláveis durante a noite

A equipe da Coopervinte (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Votuporanga) começou nesta terça-feira (9/12) a coleta de isopor e demais recicláveis durante o funcionamento em horário noturno do…

A equipe da Coopervinte (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Votuporanga) começou nesta terça-feira (9/12) a coleta de isopor e demais recicláveis durante o funcionamento em horário noturno do comércio.

As equipes percorrerão as lojas a partir das 18 horas e também após as 22 horas. A orientação é para que os comerciantes separem isopor, papéis, papelão, plásticos, garrafas pet, entre outros recicláveis, para que o grupo faça a coleta.

A coordenadora de projetos ambientais, Esther Morado, conta que o objetivo é garantir aumento na coleta, manter a cidade limpa e evitar que os materiais sejam descartados de forma errada no meio ambiente ou queimados.

A cooperativa enviou à Associação Comercial a proposta do Natal Reciclado, solicitando apoio no sentido de orientar as lojas a separarem os materiais. “Já que na véspera das festas de final de ano o volume de recicláveis é maior”, explica Esther.

“Dessa forma, além de ampliar a coleta de materiais recicláveis de forma organizada e eficiente, vamos garantir renda para os cooperados que estão organizados e prontos para uma coleta seletiva efetiva”, destaca o secretário de Meio Ambiente e Gestão de Serviços, Marcelo Zeitune.

A secretaria ainda solicita que os comerciantes orientem os clientes sobre a importância da coleta seletiva no município e dê bons exemplos por meio da prática de separação do lixo.

Isopor
As novas tecnologias permitem a reciclagem de 100% do isopor. É um produto sintético proveniente do petróleo e deriva da natureza, tal como o vidro, a cerâmica e os metais.

“Na natureza, o isopor leva cerca de 150 anos para ser degradado. Partes do isopor são confundidas com organismos marinhos, como o plástico, e ingeridas por cetáceos e peixes, afetando-lhes o sistema digestivo”, explica a agente ambiental Esther Morado.

Lojas e empresas que usam ou recebem materiais, equipamentos e mercadorias com isopor podem entrar em contato com a Coopervinte para a coleta. O telefone é o (17) 3423-5872. A cooperativa fica rua Thomas Paes da Cunha Filho, no antigo IBC, bairro São João.

Notícias relacionadas