Os preparativos para a sétima edição da FEACOOP – Feira de Agronegócios Coopercitrus, já tiveram início. O principal evento promovido pela cooperativa acontece de 09 a 11 de agosto de 2006, na EECB – Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro e irá celebrar os 30 anos da Coopercitrus. A abertura solene está marcada para o dia 08 de agosto, às 16h.
Os profissionais da área comercial estão analisando as formas de negociações que serão praticadas durante a feira. O departamento financeiro está negociando com os agentes financeiros para garantir as melhores condições de taxa de juros e reservar as verbas necessárias e o departamento de infra-estrutura e logística está preparando a área de exposições e toda a estrutura da feira, contatando as empresas fornecedoras e a montadora dos estandes.
Condições especiais de compra com pagamento a curto prazo, linhas de finame moderfrota com taxas menores de custeio e operação de troca da produção de grãos e café por insumos agrícolas devem ser grandes atrativos no evento.
A Coopercitrus vai oferecer transporte gratuito aos cooperados, saindo das lojas de insumos para o recinto da FEACOOP. Os interessados devem procurar a Coopercitrus mais próxima para obter mais informações e agendar o transporte.
“30 anos em 3 dias” – Nesta edição, por ocasião das comemorações dos 30 anos da Coopercitrus, o tema da feira será o apoio que a cooperativa representa aos produtores rurais ao longo dessas três décadas de atividades.
“A FEACOP vai representar toda a diversidade de benefícios, produtos e serviços que a cooperativa disponibiliza aos cooperados. Isso tudo em um só local e durante apenas três dias”, comenta João Pedro Matta, presidente da feira e diretor operacional da Coopercitrus.
A decoração da feira será uma homenagem da Coopercitrus a todos os visitantes, sobretudo aos cooperados. Os ornamentos da FEACOOP 2006, irão resgatar as origens da cooperativa, assim como simbolizar sua evolução, retratando a diversificação que representa.
Praticidade – A FEACOOP é uma feira que se caracteriza pelo ambiente distinto, com estrutura e organização diferenciadas e foco estritamente comercial, sem atrações de entretenimento.
O formato da feira deve seguir o padrão das edições anteriores. Um total de 140 empresas participarão do evento com condições de negociações exclusivas para os três dias de FEACOOP. Empresas fornecedoras de máquinas e implementos agrícolas, sementes e produtos veterinários participam com estandes para divulgar seus produtos, na área de exposição. Os bancos também têm sua área específica, para agilizar os processos de financiamento e repasse de crédito aos cooperados. Os departamentos de grãos e de assistência técnica, os setores de meio ambiente e de fertilizantes, o TRR da Coopercitrus e a EECB terão estandes próprios, para divulgar seus serviços. Já os fornecedores de defensivos agrícolas atuam apenas com as propostas de negócios, sem estande na feira.
A área de negócios, local onde são efetuadas todas as negociações na Feacoop, é considerada o coração do evento. Lá, os profissionais da área comercial das 23 lojas de insumos agrícolas da Coopercitrus e das 10 concessionárias Coopercitrus Valtra, com o apoio das equipes dos departamentos comercial e financeiro, estarão presentes para atender os cooperados e agilizar as negociações. Fora dali, na área de exposição, os cooperados têm contato com as empresas expositoras e com diferentes setores de prestação de serviços da Coopercitrus.
As dinâmicas de campo continuam como grandes atrações da FEACOOP, representando uma verdadeira vitrine das máquinas e implementos operando em condições reais de uso.
Para Leopoldo Pinto Uchoa, diretor-presidente do Sistema Coopercitrus, a FEACOOP se destaca por sua praticidade. “O produtor de qualquer região de atuação da cooperativa tem transporte gratuito até o recinto da feira e lá encontra todos os itens que necessita em sua propriedade rural, com condições de pagamento diferenciadas”.
Ele ressalta ainda o período propício em que é realizada a feira, no início do ano agrícola, quando o produtor deve fazer a programação dos produtos que deve comprar.
Oportunidades de negócios para todos os cooperados
Com um cenário instável, marcado pela flutuação do câmbio e real valorizado, a condição do mercado para a agropecuária divide as opiniões dos produtores rurais, de acordo com as atividades praticadas.
Produtores de cana festejam o cenário altamente favorável. Cafeicultores comemoram a retomada dos bons negócios. Citricultores aguardam negociações com a indústria para melhores condições de comercialização da fruta. Produtores de grãos estão apreensivos com o panorama para as culturas de soja e milho. Mas todos devem investir em suas atividades para obter produtividade, trabalhando com planejamento. A Feacoop irá oferecer as condições mais propícias para apoiar os cooperados em suas atividades rurais.
Uchoa afirma que embora algumas culturas não estejam em boa fase no mercado, as expectativas para a FEACOOP 2006 são otimistas pelas oportunidades especiais de negócios. “O produtor rural precisa comprar os insumos para fazer os tratos culturais e garantir uma boa safra. E a missão da FEACOOP é oferecer condições diferenciadas para ajudar os cooperados em suas aquisições”, observa.
Jantar Beneficente – Como já é tradicional durante a FEACOOP, a Coopercitrus promove a “Noite da Solidariedade” – um jantar beneficente, que acontece no restaurante VIP. O evento será realizado no dia 10 de agosto, às 20h30.
Em ambiente requintado, o evento conta com bom cardápio, música ao vivo e tem um importante cunho social, arrecadando verbas que são destinadas a entidades sociais de Bebedouro.
O valor do convite é R$ 25,00 por pessoa, com jantar e bebidas inclusos (cerveja, água e refrigerante). Os convites podem ser adquiridos até o dia 04 de agosto, com Marilene, pelo telefone (17) 3344-3184.