sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Convênio traz “Viagem Literária” à Biblioteca Municipal

Um convênio firmado pela Prefeitura de Fernandópolis com a Secretaria de Estado da Cultura trará à cidade o Programa Viagem Literária, uma ação cujo objetivo é promover a leitura entre…

Um convênio firmado pela Prefeitura de Fernandópolis com a Secretaria de Estado da Cultura trará à cidade o Programa Viagem Literária, uma ação cujo objetivo é promover a leitura entre os cidadãos paulistas e a dinamização das bibliotecas públicas municipais.

São 80 cidades de São Paulo selecionadas para participar do projeto,coordenado pela Secretaria Municipal da Cultura. A SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura – é a responsável pela produção e programação dos eventos, o que inclui a indicação de autores e contadores de histórias, elaboração de roteiros de viagens, bem como a contratação e o pagamento de serviços.

A primeira interferência marcada para Fernandópolis acontecerá no dia 12 de agosto, das 8h às 14h, na Biblioteca Municipal, com a “Contação de Histórias” de Zé Bocca, intitulada “Os Manduca de Fiuza”. Zé Bocca é contador de histórias e ator. Sua gênese está nas histórias de infância e no teatro de rua. Ele conta com o acompanhamento do músico Marcos Boi, autor de trilhas sonoras para teatro e cinema. Seus instrumentos são o violão e o violino.

O secretário da Cultura de Fernandópolis, Vic Renesto, explica que esse módulo do projeto é voltado para um público-alvo específico – na faixa etária a partir dos 10 anos de idade, até os 14, “além da comunidade em geral e do público espontâneo”. O projeto terá eventos também nos meses subseqüentes: setembro, com “Bate-papo com o escritor” (voltado para a literatura infanto-juvenil); outubro (público adulto); e um módulo especial em novembro, onde será discutido o conceito de “biblioteca viva”.

A prefeita Ana Bim garante que não teve dúvidas ao assinar o convênio:“Temos que criar as devidas condições para que a população, principalmente a mais jovem, tome gosto e desenvolva o hábito da leitura, tão desprezado nessa era da Internet”, afirmou.

Notícias relacionadas