sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Convênio beneficia produtores e entidades com compra e doação de alimentos

Produtores Rurais e representantes de entidades assistenciais da Estância Turística de Santa Fé do Sul estiveram reunidos com o prefeito Itamar Borges para assinarem o Termo de Recebimento e Aceitabilidade…

Produtores Rurais e representantes de entidades assistenciais da Estância Turística de Santa Fé do Sul estiveram reunidos com o prefeito Itamar Borges para assinarem o Termo de Recebimento e Aceitabilidade de Uso de Produtos. A Conab, empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com intervenção da Prefeitura, firmou convênio com as Associações dos Produtores Rurais para realizar a compra de produtos alimentícios e doa-los as entidades assistenciais.

O prefeito Itamar Borges disse que o convênio foi firmado no mês passado e beneficia a Apae, Santa Casa de Misericórdia, Lar Anália Franco, Lar Joana D’Angelis, Associação Espírita Allan Kardec, Lar dos Idosos São Vicente de Paulo, Lar do Idoso Orvalho de Luz, Lar Madre Paulina e Os Vicentinos através da Fundassul. “É uma conquista importante porque diminui as despesas das entidades e faz com que o produtor comercialize seus produtos por preço justo, que chega a ser de 30% a 40% melhor do que o oferecido no mercado. Estamos repassando R$ 75 mil em produtos e vamos ampliar para uma próxima etapa em até R$ 200 mil para o ano de 2008”.

O Secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Fernando Jesus Carmo, explicou que a Conab, através do convênio com as associações dos produtores rurais, compra os produtos alimentícios oferecidos pelo produtor familiar sob valor a preço justo e faz, simultaneamente, a doação às entidades assistenciais. “O produtor entrega seu produto direto à entidade, que atesta a qualidade e quantidade do produto. Esse é um programa que contempla as duas partes: o produtor rural familiar de um lado, que tem a dificuldade de comercialização e, com esse programa, tem a garantia de venda por preço justo, e por outro lado as entidades que recebem o produto gratuitamente”.

Ademir Maschio, presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Santa Fé do Sul, afirmou que “esse programa é muito importante para o produtor porque vem agregar um valor maior aos produtos. Com isso tiramos a margem de lucro que era do atravessador e o próprio produtor ganha entregando para as entidades. Para as entidades também é muito bom porque recebem um produto de qualidade, colhido no dia, sem custo nenhum”.

Aparecido Pitaro, presidente do Lar Beneficente Joana D’Angelis e da Associação Espírita Alan Kardec, disse que “esse convênio para nós é muito importante porque faz com que o produto chegue fresquinho, saudável e n a hora que realmente temos necessidade. As instituições passam por dificuldades, por momentos difíceis e essa parceria entre a Prefeitura, as associações e a Conab veio fazer com que esses problema fossem supridos”.

Os produtos oferecidos pelos produtores são abóbora, banana maça, banana nanica, berinjela, jiló, laranja lima, laranja pêra, leite, mamão formosa, mandioca, pepino, pimentão, quiabo, tomate, uva rubi, uva niágara e vagem.

Notícias relacionadas