terça, 12 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Contagem regressiva para o Verão

Embora estejamos há pouco mais de um mês para a estação mais quente do ano, muitas pessoas se preocupam em cuidar do corpo para chegar no Verão sem gorduras localizadas,…

Embora estejamos há pouco mais de um mês para a estação mais quente do ano, muitas pessoas se preocupam em cuidar do corpo para chegar no Verão sem gorduras localizadas, celulites e flacidez.
As academias já registram número maior de pessoas que procuram, principalmente, para perder peso. O educador físico de uma academia da cidade diz que seu movimento aumentou em 20% desde o mês de outubro. “A micareta que tivemos em Votuporanga adiantou a procura dessas pessoas pelas academias. Agora o pessoal quer se preparar para o Verão e Carnaval”, garante Cléber Antônio da Silva.
A estudante Josiane Delfino entrou na academia no mês de outubro. Ela representa o típico atleta de verão. “Eu geralmente faço quando me sinto fora de forma, mas o problema é que a gente só percebe isso nessa época do ano”, afirma.
A proximidade do Verão e o Carnaval são os fatores que impulsionaram Josiane a procurar os exercícios físicos com o objetivo de perder alguns quilinhos. Ela assume que já perdeu as contas de quantas vezes começou e parou com as atividades nesse período. “Passou o Carnaval já era!”, exclama ela.
De acordo com o educador físico, Wilson Borges, a perda de peso é mais fácil de ser atingida que o ganho de massa muscular. “Às vezes não é possível conseguir o resultado que almeja, mas tem possibilidade de ter uma melhora significativa em três meses, depende do biotipo da pessoa e se tem tendência genética. Se engordou além do limite em um período curto de tempo, tem mais facilidade para perder peso. Mas, se a pessoa já mantém um peso maior em um prazo de quatro ou cinco anos é mais complicado. Já o ganho de massa muscular demora mais porque o corpo necessita se adaptar. A pessoa precisa de um período mínimo de dois ou três meses”, garante.
O educador diz acreditar que tudo que se ganha rápido, perde rápido. “A pessoa que treina mais tempo, quando ela interromper, a perda vai ser mais demorada. Se a pessoa treinar dois meses, em uma ou duas semanas paradas ela perde todo o trabalho, mas se o treino foi de um a cinco ou seis anos, o corpo nunca vai voltar como era antes do treinamento, ela vai perder desempenho, mas é possível manter um nível de treinamento melhor que quando começou”, explica Borges.
Se o “atleta” quer perder peso, o ideal é diminuir no máximo um quilo por semana. “Mais que isso pode prejudicar a saúde”, garante o educador.
Mas, se o objetivo é ganhar massa muscular, é preciso um pouco mais de tempo para que o corpo passe pelo processo de adaptação. “A partir do momento que o corpo se adapta em levantar carga mais pesada, correr mais rápido, ele vai se adaptando para manter um equilíbrio do organismo, quando interromper, o corpo não terá mais a necessidade de se manter adaptado àquele nível de intensidade, com isso ele vai regredindo”.

Notícias relacionadas