sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Conta de luz para 2013 cairá abaixo do esperado pelo governo

Brasileiros terão conta de luz vai ficar mais barata, mas não como prometeu o governo. A redução dependia da renovação de contrato com todas operadoras de energia, o que não…

Brasileiros terão conta de luz vai ficar mais barata, mas não como prometeu o governo.

A redução dependia da renovação de contrato com todas operadoras de energia, o que não aconteceu. A queda, que seria de 20 po rcento na conta de luz agora foi revista e deve ficar abaixo dos 17 por cento.

Para baratear a luz, a presidente Dilma tem dois instrumentos. O primeiro, já usado, foi retirar encargos federais da conta de luz. O segundo não depende dela, que é convencer as empresas do setor a baixar seus custos, em troca de renovar as concessões que terminariam nos próximos anos.

Ou seja, elas faturariam menos, mas ganhariam o direito de explorar a companhia por mais tempo.

As Companhias Energéticas de São Paulo e de Minas Gerais já recusaram as renovações, o que vai dificultar ainda mais o governo a atingir a meta de reduzir a conta de luz.

Em discurso no senado, o senador de Minas Gerais, do PSDB, Aécio Neves criticou a antecipação das renovações. Ele acusa o governo de usar empresas para fazer uma profunda intervenção no setor elétrico e diz que há maneiras mais simples de baixar a conta de energia, como retirar a cobrança de PIS/Cofins sobre a conta de luz.

Notícias relacionadas