segunda-feira, 23 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Consumo de alucinógeno derivado de sapo vira febre no México

O consumo de um alucinógeno proveniente do veneno de glândulas de sapo está explodindo no balneário de Tulum (México). Os fumantes da substância no paraíso caribenho, antes conhecida apenas por…

O consumo de um alucinógeno proveniente do veneno de glândulas de sapo está explodindo no balneário de Tulum (México). Os fumantes da substância no paraíso caribenho, antes conhecida apenas por suas águas cristalinas e sítios arqueológicos, formaram uma espécie de seita, acreditando nos poderes terapêuticos do “speed-toading”, como a prática é conhecida.

Bufo alvarius, que contém o psicodélico 5-MeO-DMT, de ação rápida é considerado por muitos como a substância psicoativa mais poderosa do mundo. Geralmente chamado apenas de bufo, o alucinógeno é apontado por alguns de seus fornecedores como uma cura milagrosa para males do mundo moderno e questões de saúde mental. Um hotel se autoproclamou como santuário de cura, que realiza cerimônias com bufo, que pode ser inalado ou fumado, durante toda a semana. O dono do Bufo Alvarius Sanctuary é o ator venezuelano Fernando Carillo, que costuma dizer: “Se você não está perfeito, o DMT pode consertá-lo”.

Pesquisas sugerem que bufo traz experiências místicas, reduz a depressão e alivia a ansiedade. Alguns citam como principal benefício a capacidade de “zerar o cérebro”. Mas um número significativo de usuários relata sérias dificuldades de saúde mental depois de fumar a chamada “molécula de Deus”. “Xamãs” em Tulum e outras regiões abraçaram o bufo após a descoberta da substância nas glândulas de sapo em meados do século passado. A procura pelo alucinógeno ligou o alerta de ambientalistas, preocupados com a sobrevivência do fornecedor da matéria prima.

Uns mais empolgados atribuem ao bufo o poder de acordar o seu “eu superior” e até mesmo se comunicar com extraterrestres. Muitos citam uma “iluminação”. Entre as celebridades apontadas como adeptas estão Hunter Biden, filho do presidente americano, Joe Rogan, comediante e comentarista do UFC, e até o ator Jim Carrey. Há quem diga que John Lennon chegou a experimentar.

Entre os críticos do consumo do bufo, está o terapeuta David Gallegos, da Califórnia. Ele contou tratar três pacientes que participaram das cerimônias no hotel mexicano e desenvolveram psicose, insônia e paranoia.

Em reportagem da “Vice”, uma turista irlandesa contou ter consumido 100mg de bufo, de um tipo especial conhecido como “modo-Deus”, juntamente com o namorado. Uma semana após a cerimônia, o casal disse que estava se sentindo bem, mas que Charlotte (nome fictício) havia passado por dias de grande angústia.

“Eu não conseguia lidar com tudo o que estava acontecendo ao meu redor e não sabia como reagir a como estava me sentindo”, disse ela.

Pesadelos vívidos no quais baratas subiam pelo seu pescoço, fazendo-a se coçar tanto que doía, assombravam e ela temia nunca mais voltar a um estado emocional e mental equilibrado.

Porém, com o passar do tempo, Charlotte começou a observar mudanças “positivas”:

“Eu costumava pensar muito nas coisas, mas agora sou muito mais relaxada.”

Notícias relacionadas