quarta, 20 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Consumidor terá desconto na conta de luz caso fique sem energia

Mudança à vista e a favor do consumidor. A partir de 1º de janeiro do próximo ano, quem consome energia elétrica terá desconto na conta de luz, caso tenham interrupções…

Mudança à vista e a favor do consumidor. A partir de 1º de janeiro do próximo ano, quem consome energia elétrica terá desconto na conta de luz, caso tenham interrupções no fornecimento.

A novidade foi aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica. Hoje, quando as distribuidoras descumprem um padrão mínimo de interrupções são multadas.

Quase todo o dinheiro recolhido com as multas vai para o Tesouro Nacional e é destinado a obras de desenvolvimento do setor energético.

Em 2010 as multas vão se converter em desconto no valor na tarifa de luz do mês seguinte dos consumidores afetados pelas interrupções.

A previsão da Aneel é que sejam arrecadados 180 milhões de reais em multas no ano que vem, valor que será repassado integralmente aos consumidores que forem prejudicados.

Toda residência, comércio, entre outros tem um limite de tolerância para o não fornecimento de luz.

cada hora que exceder o limite, a distribuidora terá que ressarcir o consumidor em média 10 vezes o valor cobrado por hora de energia consumida.

Notícias relacionadas