segunda-feira, 23 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Consumidor gastou quase R$ 2 bi só pelos atrasos de novas usinas

Quase dois bilhões de reais. É o que o consumidor de energia elétrica pagou nas contas de luz de janeiro a abril só para compensar o atraso na entrada em…

Quase dois bilhões de reais. É o que o consumidor de energia elétrica pagou nas contas de luz de janeiro a abril só para compensar o atraso na entrada em operação de novas usinas.

Os dados foram calculados pela consultoria PSR a pedido da Reuters. Pelo menos metade da arrecadação das bandeiras tarifárias estão embutidas nesse valor. No total, elas somaram 3 bilhões e novecentos milhões de reais no mesmo período, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica. Essas bandeiras quase fazem dobrar o preço da conta e entram em vigor para cobrir diferenças entre o que as distribuidoras arrecadam dos consumidores e o que elas pagam para comprar energia.

No começo, esse aumento por causa das bandeiras era para cobrir as despesas mais altas com a geração de energia térmica, quando os reservatórios das hidrelétricas estavam em baixa. Mas esse extra agora também é usado para compensar os atrasos das nova usinas.

Notícias relacionadas