quinta, 14 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Consumidor deve ficar atento à segurança

Neste Natal 48% das mulheres, ou seja, 6,5 milhões de internautas, podem ser alvo de hackers, piratas de computador. Elas são atraídas por sites de comércio eletrônico, gastronomia e cartões…

Neste Natal 48% das mulheres, ou seja, 6,5 milhões de internautas, podem ser alvo de hackers, piratas de computador. Elas são atraídas por sites de comércio eletrônico, gastronomia e cartões comemorativos, uma vez que esses acessos, na grande maioria, são realizados das residências e voltados a páginas de interesse pessoal. O risco ocorre ao acessar portais de compras e serviços on-line que solicitam alguns dados pessoais tais como: nome completo, número de documento, endereço e até dados bancários como cartões de crédito e senhas.
A jornalista Juliana Thais de Souza compra há 5 anos pela internet – livros, CDs e DVDs -, e acha seguro. “Eu nunca tive problema porque só compro em site que eu conheço como, por exemplo, o da Saraiva. Já mandei um presente comprado pela internet e sempre chegou embalado e direitinho. Eu compro pela comodidade e também porque é prático”, explica.
Segundo o Cert.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes
de Segurança no Brasil), no ano passado, as fraudes financeiras cresceram 579% em
relação ao ano anterior. Não atentos aos indicadores de segurança dos portais e e-mails, o próprio usuário pode praticar ações que sirvam de porta de entrada para os invasores, como por exemplo, acessar links desconhecidos anunciando promoções para o final do
ano.

Notícias relacionadas