Representantes de países africanos visitaram a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na manhã desta terça-feira (29), com o objetivo de estreitar o relacionamento com o Legislativo paulista e avançar em ações diplomáticas.
Eles foram recebidos pelo presidente da Casa, deputado Carlão Pignatari, e pelo presidente da Comissão de Relações Internacionais, deputado Paulo Fiorilo (PT).
O encontro foi realizado no Salão Nobre da Alesp e contou com a participação do Vice-Cônsul geral da Angola em São Paulo, António Jaime da Costa, do Cônsul Honorário de Moçambique em São Paulo, Ronaldo Andere, da Conselheira Comercial da embaixada do Egito em São Paulo, Nashwa Mohamed Bakr, do Cônsul Honorário de Gana em São Paulo, Andrea Matarazzo, do Cônsul-Geral de Cabo Verde em São Paulo, Emmanuel Rocha, do Cônsul Honorário da Namíbia, Sergio Rosset, e do Cônsul Honorário do Gabão, Guilherme Curi.
“Dar conhecimento aos paulistas sobre o que são os países africanos é muito importante, já que através disso, do potencial de missões comerciais, nós conseguimos ampliar o intercâmbio comercial e turístico”, disse Andrea Matarazzo.
António Jaime da Costa, Vice-Cônsul geral da Angola em São Paulo, também ressaltou a diplomacia comercial.
“O Brasil é sempre um parceiro privilegiado. Sempre tivemos uma relação muito próxima, e esta oportunidade que a Alesp dá para a aproximação entre os consulados é um impulso que facilita os negócios entre os países”, falou.
O deputado Carlão Pignatari agradeceu a visita e destacou a importância das relações institucionais.
“A visita é de extrema importância, principalmente para os africanos, porque além de um relacionamento cultural e educacional, também pensamos no lado econômico. A Alesp, como maior parlamento da América Latina, está fazendo a aproximação e a recepção dos países”, afirmou.