


A empresa Constroeste iniciou o içamento das vigas do primeiro de dois viadutos que serão construídos sobre a ferrovia em Fernandópolis. A operação, que utiliza um guindaste de grande porte, chamou a atenção dos moradores.

As vigas pré-moldadas estão sendo levantadas e posicionadas com o auxílio do guindaste na estrutura do viaduto, que fará a interligação da Avenida dos Ferroviários com a Estrada do Coqueiro. Segundo informações, essas vigas de concreto são fabricadas em etapas, exigindo um período de cura do material. Guindastes com capacidade para içar grandes toneladas são essenciais para movimentar e posicionar essas peças.
Investimento em Mobilidade Urbana
A Rumo Logística, empresa que opera a ferrovia, é a responsável pela contratação da construção dos dois viadutos. O objetivo é eliminar os cruzamentos em nível em dois trechos da ferrovia em Fernandópolis: no acesso para a Estrada do Coqueiro e no cruzamento da Vicinal Carlos Gandolfi.
A obra também exige uma grande movimentação de terra para o aterro nas duas áreas, que servirá de acesso aos viadutos. A previsão é que o primeiro viaduto seja entregue no segundo semestre deste ano.
Essas obras fazem parte de um pacote de investimentos da Rumo, resultado da renovação antecipada do contrato de concessão da Malha Paulista. A empresa tem investido, em parceria com a prefeitura, em melhorias que visam otimizar a mobilidade urbana e eliminar conflitos entre o tráfego ferroviário e rodoviário na região.
