quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Conselho Tutelar de Rio Preto está sucateado e serviços correm risco de cessarem

Os Conselhos Tutelares Norte e Sul de Rio Preto enfrentam “apagão” de atendimento e estão à beira do colapso, sobrecarregados pela demanda e deficitários em número de profissionais. O aumento…

Os Conselhos Tutelares Norte e Sul de Rio Preto enfrentam “apagão” de atendimento e estão à beira do colapso, sobrecarregados pela demanda e deficitários em número de profissionais. O aumento na procura foi de 46% nos últimos três anos. Somente no Conselho Tutelar Norte, são 20 mil casos envolvendo menores ainda sem solução.

As conselheiras afirmam que são obrigadas a dobrar a carga horária na tentativa de atender a todos, e pedem mais estrutura e aumento salarial de 100%. Os números de atendimentos subiram de 4.074 (em 2009) para 5.953 no ano passado, ou seja, uma média de 496 atendimentos por mês. Dos casos do ano passado, 3.022 envolviam crianças e outros 2.931 eram relativos adolescentes.

Entres eles, 247 de violência física, 164 de abuso sexual e 274 de psicológico. A cada mês, 13 jovens são molestados, 20 sofrem violência física e 22 abuso psicológico.

Para o promotor Cláudio Santos Moraes, da Vara da Infância e Juventude de Rio Preto, existe desinteresse da Prefeitura em investir na estrutura dos Conselhos Tutelares porque são eles que cobram do poder público os direitos dos menores, como vaga em creche, por exemplo.

“Eles brigam para criar cargos de vereadores e não se preocupam em estruturar os conselheiros. Não precisamos de mais vereadores, precisamos é de mais conselheiros”, disse.

Notícias relacionadas