O Conselho Municipal Rural de Fernandópolis foi aplaudido e elogiado durante o Encontro Regional de Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural, realizado em Araçatuba. A Secretaria de Estado da Agricultura convidou os representantes de Fernandópolis para apresentarem o trabalho desenvolvido no município para as outras dez regionais presentes no evento. Aproximadamente 350 pessoas estavam presentes no dia e pediram orientações sobre o desenvolvimento dos trabalhos. “O nosso conselho é reconhecido porque somos realmente um órgão fiscalizador e atuante”, explicou Batista José Feltrin, presidente do Conselho Municipal de Rural de Fernandópolis.
O conselho tornou-se atuante a partir de 2001, quando sua representação, formada por membros de entidades ligadas ao setor agrícola, líderes dos bairros rurais e das parcerias com o Sindicato Rural de Fernandópolis, Prefeitura e CATI, passou a agir como agente fiscalizador das ações e dos serviços públicos e contribuiu para fornecer as diretrizes do setor rural no município. “O conselho é um grande parceiro. Com os problemas que os membros trazem para serem discutidos nas reuniões, conseguimos direcionar melhor os projetos e verbas para o setor rural”, esclareceu Marcos Mazeti, diretor de Agricultura e presidente do Sindicato Rural de Fernandópolis.
Os treze representantes do conselho não são remunerados e o órgão é considerado um prestador de serviços relevantes ao município. Para o engenheiro agrônomo da diretoria de Agricultura, Micael Castro Tonissi, “o conselho conseguiu unir todas as forças que representam o meio rural de Fernandópolis. O trabalho é reconhecido porque tudo é feito com muita seriedade e transparência”.
As reuniões são bimestrais, todos os representantes comparecem e votam as prioridades que serão encaminhadas à Diretoria de Agricultura. Com ações sérias e com membros de credibilidade, o Conselho Municipal Rural de Fernandópolis já conseguiu, por meio do orçamento participativo, a aquisição de uma pá-carregadeira e de um trator para uso dos proprietários rurais do município. “A atuação do conselho também colabora notadamente nos trabalhos do Programa de Micro Bacias, pois nos ajuda a diagnosticar as necessidades, os problemas e traçar os planos de ação”, salientou Carlos Roberto de Oliveira, assistente de planejamento da CATI, regional de Fernandópolis.