Fortalecer os trabalhos dos Conselheiros Tutelares da região, de maneira uniforme, é a proposta do encontro que será realizado em Votuporanga no dia 1º de dezembro, na Câmara Municipal, às 8 horas. Estarão representadas as regiões de São José do Rio Preto, Araçatuba e Fernandópolis, além das autoridades locais.
A expectativa é que cerca de 200 pessoas e 50 municípios compareçam no evento, o 16º realizado no Estado de São Paulo e o 1º em Votuporanga. “É importante que haja essa troca de informações, integrando as regiões e, conseqüentemente, fortalecendo o papel dos conselheiros na comunidade”, esclarece o presidente do Conselho Tutelar de Votuporanga Douglas Lisboa.
Ele completa ainda que Votuporanga tem se destacado e servido como modelo em gestão. Em razão disto, foi convidado a apresentar as ações desenvolvidas no município para reduzir os números de ocorrências contra menores.
Segundo Lisboa, a principal ação foi a definição dos papéis de cada envolvido no sistema de defesa de crianças e adolescentes, uma vez que muitos dos casos recebidos não eram de competência do próprio Conselho. A segunda passou a ser conscientizar a cada um dos atores envolvidos no processo de proteção. Lisboa reforça que todo esse trabalho tem surtido efeito positivo graças à integração com a comunidade de Votuporanga, Poder Público, com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Judiciário. “Hoje temos o grande apoio da imprensa, que nos auxilia no trabalho de orientação. Fazemos palestras em escolas, entidades e às autoridades”, afirma o conselheiro.
Antes da palestra, haverá apresentação artística com a participação dos integrantes do projeto “Música na Escola”, da Secretaria da Educação e Cultura. No final, haverá uma confraternização para comemorar o dia do Conselheiro Tutelar, lembrado no último dia 18.