Conhecido como “ave fantasma”, um urutau foi flagrado por um vendedor na cerca do Departamento de Água de Santa Fé do Sul (SP).
O pássaro pousou em uma grade e chamou a atenção de quem passava por ali. O vendedor Percival Gonzales já registrou vários pássaros com a câmera. Contudo, poucas vezes pôde se encontrar com um urutau. Por isso, “não pensou duas vezes” em fotografá-lo (veja acima).
Isso porque, apesar de não estar em extinção e viver em quase toda América do Sul, é difícil encontrá-lo. De hábitos noturnos, a ave é cercada de lendas e características marcantes.
O canto é uma dessas lendas. Por conta dele, o pássaro também é conhecido como “mãe da Lua” e “ave fantasma”, graças à facilidade de se camuflar.
O nome “urutau” tem origem guarani. Vem da junção de guyra (ave) + tau (fantasma). Isso é graças a sua capacidade de se transformar em prolongamentos de galhos, de tão interessante a sua capacidade de se disfarçar.
Durante o dia, o pássaro é também capaz de ficar horas estático e tem o chamado “olho mágico”, devido ao formato da pálpebra, que o permite enxergar mesmo de olho fechado.