Com o tema “Um novo olhar para o atual contexto da Educação”, a Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nos dias 24 e 25 de julho, a 1ª edição do Congresso de Educação de Jales – COEJ no Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo (Teatro Municipal) e nas dependência do Centro Universitário de Jales – Unijales.
O evento proporcionou aos gestores, professores, agentes e educadores que atuam junto aos alunos com necessidades educativas especiais, como autistas e diversas deficiências, capacitação sobre as Necessidades Específicas da Educação Especial. Profissionais especializados debateram o assunto e foram realizadas oficinas nas deficiências específicas (física, visual, auditiva e intelectual), para despertar um novo olhar dos profissionais da Educação sobre o contexto da escola e seu público.
No dia 24 de julho, a cerimônia de abertura foi realizada na manhã do dia 24 de julho e contou com a presença do prefeito Luis Henrique, da secretária Municipal de Educação, da professora doutora Adriana Campos, do vereador Bruno de Paula, representando o Poder Legislativo, do reitor do Centro Universitário de Jales – Unijales, Oswaldo Soler Junior, da vice-reitora acadêmica, Rosangela Juliano Bordon Bigulin, do excelentíssimo Juiz Federal, Dr. Roberto Lima Campelo, da conselheira Tutelar, Marilene Bonadio Antunes, e da coordenadora pedagógica da APAE, Silvana Okumura.
Para o Juiz Federal, Dr. Roberto Lima Campelo, “foi um prazer participar do 1º Congresso da Educação de Jales, cidade em que fui totalmente acolhido. A Educação é um direito fundamental de todos e o estado aliado às instituições privadas têm o dever de contextualizar, evoluir e de trazer o melhor para a educação de nossas crianças e adolescentes. Faço doutorado hoje, nunca deixei de estudar e por meio da educação consegui todas as coisas da minha vida profissional, sou um entusiasta da educação e quero parabenizar a cidade de Jales, em nome do prefeito Luis Henrique pelo grande evento, o qual tenho certeza, que será o primeiro de muitos”.
A secretária Municipal de Educação, a professora doutora Adriana Campos, agradeceu o apoio dos profissionais da Secretaria de Educação para a realização do Congresso que teve custo zero para a municipalidade “tudo graças aos profissionais de excelência que temos em nossa rede. Quero agradecer ainda os palestrantes voluntários e os oficineiros que trabalharam o tema Educação Inclusiva. Temos recebido muitas crianças com deficiências na rede e elas têm sido incluídas da melhor forma possível por nossas equipes. Estamos trabalhando para isso, para o desenvolvimento da nossa educação. Atualmente atendemos 87 crianças com diferentes deficiências e oferecer a elas aprendizagem de qualidade é o nosso lema”.
Durante o seu pronunciamento, o prefeito Luis Henrique também falou da sua alegria em participar do 1º Congresso de Educação de Jales. “Um dia muito especial e gostaria de agradecer e parabenizar todos que estão fazendo parte deste grande evento. Chegar a uma educação de excelência não é fácil, é muito difícil, porém mais difícil do que chegar, é manter essa educação que o município tem e os números comprovam. Isso tudo graças ao trabalho, dedicação e amor de cada um de vocês. Se a educação de Jales é tão bem avaliada, se nossas crianças têm tudo de melhor é graças ao trabalho de vocês. Estamos trabalhando de forma incansável e vamos assinar o convênio com a Associação de Deficientes Visuais de Fernandópolis ainda neste ano para que possamos melhorar ainda mais a nossa educação”.
Após a abertura, o palco recebeu a “Contação de história” da EMEI Prof. Antonio Di Bernardo Perez e a palestra “Marcos do Desenvolvimento Infantil”, ministrada pela fonoaudióloga Francieli Trevisan. O público também prestigiou uma belíssima apresentação do Coral da EMEI Gema Aparecida Prandi Rosa e, em seguida, a palestra “O Autismo no contexto escolar”, ministrada pela professora Mariângela Nunes da Silva.
No período da tarde, a aluna Sahra Ribeiro de Melo, do 4º ano A , da E.M. Iracema Pinheiro Candeo – Lola, acompanhada da Coordenadora da EMEI Profª Adriana Mistilides Silva, Idenir Rode Lopes apresentaram as músicas: “A paz” – de Roupa Nova e “Era uma vez” – da Sandy. Também foi feita uma homenagem aos alunos destaques na 26ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica que receberam certificado de honra ao mérito, em nome da Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil (ACILBRAS), feita pelo astrônomo Paulo Cesar da Silva.
Em seguida, uma palestra com o tema “Debatendo Bullying: Violência disfarçada de brincadeira na escola”, foi ministrada pela Psicóloga Educacional da Secretaria Municipal de Educação Lieny Munhoz Martins. O espetáculo “Quadrinhos em Cena”, sob a direção da Escola livre de Teatro de Jales também foi apresentado no primeiro dia do Congresso que foi encerrado com a palestra “Qual é o teu caminho?”, ministrada pela diretora da EMEI Prof. Antônio Di Bernardo, Jane Maiolo.
No dia 25 os aprendizados continuaram com as Oficinas nas salas da Unijales com os temas Deficiência Física com a professora Marta Gomes Nicoletti; Deficiência Intelectual com a professora Mariângela Nunes da Silva, Deficiência Visual com a professora Sirlene Gasques e Manejo Comportamental com a psicóloga Lieny Munhoz Martins.
Os participantes foram recebidos pela escritora Marilene Teubner, com a poesia ao pé do ouvido e tiveram a oportunidade de visitar os estandes dos escritores regionais, apreciar as exposições dos alunos da rede, uma amostra de todo trabalho desenvolvido com compromisso e seriedade dos professores.