Roupas de veludo vermelho, longas barbas brancas e pesadas botas pretas em pleno verão na Dinamarca, quando os dias são longos e o sol não se põe antes das 21h30.
A partir desta segunda-feira (15/07), Papais Noéis de vários países reúnem-se próximo a Copenhague para se conhecer, se divertir, espalhar o espírito do Natal e talvez até trocar dicas sobre como embrulhar presentes em alta velocidade.
O Congresso Mundial de Papais Noéis, realizado anualmente no parque de diversões Dyrehavsbakken –conhecido como Bakken –, é tradição desde 1957. O evento serve tanto como encontro profissional quanto como oportunidade para qualquer um que trabalhe como Papai Noel socializar com seus pares. O congresso de três dias começa com uma parada dos Papais Noéis pelas ruas de Copenhague, aos gritos de “ho, ho, ho”. Na terça e na quarta-feira, os participantes do evento vão desfilar pelo Bakken.
Outro destaque, em meio a temperaturas na casa dos 20 °C, será a oportunidade de tomar um banho de mar na praia de Bellevue, perto do Bakken. Para isso, os Papais Noéis trouxeram roupas de banho natalinas na bagagem. No último dia, será nomeado o Papai Noel honorário do ano.
Então, os bons velhinhos serão enviados de volta para casa com a missão de, nos próximos meses, construir brinquedos em suas oficinas, polir seus trenós e ler cartinhas com os desejos de crianças de todo o mundo.