O 2º Congresso Internacional da Educação do Noroeste Paulista encerrou suas atividades com chave de ouro na tarde da última sexta-feira, 26 de julho.
Com palestras do representante do National College of School Leadershipe da Agência Executiva do Ministério da Educação do Reino Unido, Anthony McNamara (Inglaterra), e do diretor de estratégia educacional da Imagine Education (UK) e membro do Conselho Britânico, o doutor Baldev Singh (Índia), o último dia de atividades debateu temas como “Novas tecnologias de ensino e práticas pedagógicas mais eficientes” e “Educar no século XXI”. Para finalizar o dia, a Cia Circo de Bonecos apresentou o espetáculo “Circo de Pulgas”.
Com o tema “Alfabetizar e Educar para Avançar: O desafio da aquisição do conhecimento no momento certo”, o 2º Congresso Internacional de Educação reuniu cerca de 1,3 mil profissionais da educação de toda a região noroeste paulista neste quatro dias de atividades. A abertura do evento aconteceu na última terça-feira, 23 de julho, e contou com a presença do secretário da Educação do Estado de São Paulo, Herman Jacobus Cornelis Voorwald.
O evento ainda contou com a presença internacional do fundador da escola da Ponte, em Portugal, o mestre Francisco de Almeida Pacheco, e do professor e especialista em Educação Terapêutica, Psicologia e Pedagogia e associado da Universidade de Alcalá, Eládio Sebatian Heredero, da Espanha.
O 2º Congresso Internacional da Educação aconteceu entre os dias 23 e 26 de julho, simultaneamente em três espaços diferentes, sendo no Votuporanga Clube, Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo” e Centro Universitário de Votuporanga (Unifev), Campus Norte, onde aconteceram palestras, mesas redondas, mini cursos e oficinas.
O 2º Congresso Internacional da Educação foi promovido pelo Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Noroeste do Estado de São Paulo (ADE Noroeste Paulista) em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Votuporanga, Prefeitura de Votuporanga por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo e a Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA) e conta com o patrocínio e apoio educacional do Centro Universitário de Votuporanga (Unifev), Senac Votuporanga, MindLab, P3D, Participativa, Kyocera, Abril Educação, ZRG e Conselho Britânico.