sábado, 16 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Congresso de Bioenergia foi sucesso de público

A primeira edição do Congresso de Bioenergia de Fernandópolis e Região terminou nesta sexta-feira, com balanço positivo, segundo os organizadores do evento, que foi realizado pela Unicastelo (Universidade Camilo Castelo…

A primeira edição do Congresso de Bioenergia de Fernandópolis e Região terminou nesta sexta-feira, com balanço positivo, segundo os organizadores do evento, que foi realizado pela Unicastelo (Universidade Camilo Castelo Branco) e pelo Grupo Arakaki.

O evento teve início na quarta-feira e contou com a participação de cinco profissionais de peso do ramo bioenergético, que atraíram cerca de 500 participantes, entre estudantes, empresários e profissionais das áreas de administração e agrária.

Na quarta, 24, o ex-ministro da Agricultura, Antonio Cabrera Mano Filho, abriu o evento com a palestra “Bioenergia, um panorama geral”. Na seqüência, Márcio Farah, da Du Pont, abordou o tema “Estratégias de desenvolvimento de pequenas e médias empresas de tecnologia inovadora no setor sucroalcooleiro”. Na quinta, 25, Maurício Arouca, consultor da Finep, falou dos “Novos rumos e tecnologia para a expansão sucroalcooleira”. Ainda na quinta, o professor Dilson Rodrigues Cáceres abordou o tema “Oleaginosas produtoras de Biodiesel”. Quem encerrou o evento, na sexta, foi Luis Antonio Arakaki, com a palestra “Últimas fronteiras e o desenvolvimento sustentável do setor sucroalcooleiro no Estado de São Paulo”.

“Além da universidade participar e sediar um evento deste porte, ficamos muito contentes em ver a participação maciça de nossos discentes e de receber alunos de várias instituições de ensino da região, o que demonstra que a organização do evento obteve êxito na sua confecção”, destacou o reitor da Unicastelo, Gilberto Selber

Com o tema “Um Caminho para o Desenvolvimento Sustentável”, o Congresso levantou a bandeira da bioenergia e mostrou as principais potencialidades do setor, que tem como seu carro-chefe a cana-de-açúcar, que ocupa grande parte da área produtiva da Região Noroeste de São Paulo e Sul de Minas.

Segundo o empresário Luis Antonio Arakaki, presidente do evento, este é o primeiro passo para a concretização de um projeto de criação de um pólo regional de bioenergia: “Já estamos entre as principais regiões no setor sucroalcooleiro e ainda temos muito a expandir”, ressaltou.

Na abertura, Unicastelo e Grupo Arakaki assinaram um convênio que prevê diversas ações em conjunto visando a criação do pólo bioenergético, como a criação de cursos in company e a realização de eventos voltados ao setor.

Foram parceiros do evento a Prefeitura Municipal, a Câmara Municipal, o Sebrae, a Faesp, o Sindicato Rural, a Cati, a Acif, a Sabesp, a UDOP, o CREA, o CRA, a FEF e a Rádio Mais FM.

Notícias relacionadas