O UFC anunciou na última semana a data para a luta entre o brasileiro Alex Pereira e o nigeriano Israel Adesanya, atual campeão do peso-médio da organização. Eles irão protagonizar o card principal do UFC 281, no dia 12 de novembro, em Nova York. Se você tem alguma previsão para a luta, saiba mais sobre o código promocional Betfair e dê o seu palpite.
Pereira e Adesanya se conhecem muito bem, afinal, ambos travaram dois duelos intensos no Glory, quando eles competiam no kickboxing. E o brasileiro saiu-se melhor, vencendo os dois confrontos – um deles por nocaute.
Mas, quando se trata de esportes, não se pode confiar cegamente em números ou em estatísticas. Eles não contam a história inteira. E certamente este é o caso dos eletrizantes duelos entre Pereira e Adesanya.
No primeiro deles, disputado em 2 de abril de 2016, Pereira conquistou a vitória por decisão unânime. No entanto, muita gente acredita que Adesanya tenha ganhado o primeiro e o terceiro round, o que faria do nigeriano o vencedor do embate.
Já na segunda luta, ocorrida em 4 de março de 2017, Pereira derrotou Adesanya por nocaute, e este é um tipo de vitória incontestável. Acontece que, antes daquele cruzado de esquerda fulminante, lançado no terceiro round, a luta havia sido parelha, e o nigeriano chegara a deixar o brasileiro atordoado no round anterior, o que fez o árbitro abrir contagem.
Portanto, não basta olhar os números e acreditar que Pereira é amplamente favorito por ter vencido as duas lutas anteriores – elas têm um contexto significativo. Além disso, Adesanya tem mais experiência no MMA e não é o campeão da categoria à toa.
Esta terceira luta será a chance de cada um deles provar que é, de fato, o melhor. Se vencer, Pereira não vai mais deixar margem para dúvidas. Afinal, três vitórias seguidas contra o mesmo oponente não podem ser contestadas.
Já pelo lado do nigeriano, uma vitória no MMA serviria para ele sustentar sua versão dos fatos – ou seja, de que os resultados do Glory não refletem o que realmente aconteceu naquelas lutas. Uma coisa é certa – este promete ser um dos melhores confrontos da história das Artes Marciais Mistas.
Além de já terem um passado de rivalidade, os dois lutadores são extremamente respeitados no mundo das lutas, colocam medo nos rivais da categoria e já estão trocando farpas há algum tempo. A tendência é de que as provocações ganhem ainda mais força com a aproximação da luta.
Isso tudo fará com que mais e mais fãs fiquem ansiosos para o confronto e a luta venda muitos PayPerViews, o que deixará a atmosfera ainda mais eletrizante. Aconteça o que acontecer, o público sairá ganhando.