A Prefeitura de Votuporanga publicou no último sábado, dia 5, o edital para construção do novo prédio que abrigará a Farmácia de Medicamentos Excepcionais. O município doará o terreno e o Governo do Estado irá liberar R$ 300 mil para a estruturação do atendimento. Atualmente, a unidade funciona anexo ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME). O novo endereço será Rua Antonio Murasse, no Parque da Saúde, na mesma região onde fica o complexo da Santa Casa, o Sansaúde e o AME. A abertura dos envelopes será no dia 23 de julho e a empresa vencedora terá 150 dias para iniciar as obras.
O pedido da construção foi feito pelo prefeito Carlos Eduardo Pignatari com objetivo de oferecer melhor infraestrutura para o atendimento da população local e também regional, já que a farmácia ampliou seus serviços para 51 municípios das microrregiões de Votuporanga, Fernandópolis, Jales e Santa Fé do Sul. Antes, eram 16 cidades.
O programa, que tem o nome técnico de Núcleo de Medicamentos de Alta Complexidade, é responsável por fornecer medicamentos de forma gratuita para centenas de pessoas com doenças raras como o mal de Alzheimer, esquizofrenia, rejeição de órgãos transplantados, hepatite, entre outras patologias.
O prefeito estima que sejam atendidos na cidade, 500 pacientes da microrregião de Santa Fé do Sul, 1,5 mil da microrregião de Jales, 2,5 mil de Fernandópolis e 3,5 mil de Votuporanga, totalizando oito mil pessoas.
O medicamento poderá ser retirado tanto pelo próprio paciente, quanto por um representante municipal indicado pela Secretaria Municipal de Saúde que organizará os pontos de distribuição nas respectivas cidades. Após a apresentação da receita médica, indicando o uso do medicamento, a farmácia entrega um formulário que deve ser preenchido pelo médico e devolvido junto com outros documentos solicitados que comprovem a doença e os dados do paciente. As informações são incluídas num cadastro que deve ser atualizado a cada três meses.