Com a chegada do inverno e os dias mais frios, os veículos tendem a apresentar problemas, principalmente na hora de ligar.
De acordo com o engenheiro mecânico Thiago Bragone Pastrolin, de São José do Rio Preto (SP), para evitar este tipo de imprevisto, a principal orientação é estar atento ao reservatório de partida.
“Não pode esquecer-se de completar o reservatório, ele deve ser abastecido com gasolina Premium, evitando a comum ou aditivada porque elas estragam rapidamente.”
No caso das motos, é preciso que o tanque esteja abastecido com pelo menos 25% de gasolina.
“Não se pode usar 100% de álcool. A moto é mais difícil porque, diferente do carro, ela não tem o reservatório de partida”, explica o engenheiro.
Insistir em ligar o veículo também pode ser prejudicial para o sistema elétrico e para o funcionamento do motor. O correto é realizar algumas tentativas e esperar que o combustível evapore para girar a chave novamente.
Thiago também ressalta a importância da manutenção preventiva. Elas são realizadas para reduzir as probabilidades de falha.
“Trocar as velas, ficar atento às manutenções de cabos e bobinas, trocar o óleo do motor e a parte de filtro de ar. Tudo isso vai garantir o funcionamento do carro”, orienta o engenheiro.
Com as motos o cuidado é o mesmo, principalmente com os corpos de injeção da moto e também do filtro de ar.
Todos esses cuidados são importantes para que o veículo não só funcione normalmente, como tenha uma vida útil ainda maior.