

Na última quinta-feira, 3 de abril, o Centro Paroquial da Aparecida foi palco da 9ª Conferência Municipal de Saúde, uma ação promovida pelo Conselho Municipal de Saúde, em conjunto com a Secretaria Municipal. O encontro aconteceu no período vespertino.


O tema dessa conferência era “Garantir Direito e Defender o SUS, a Vida e a Democracia”. Como palestrante, o Secretário Municipal de Saúde José Martins Pinto Neto contou como se deu a formação do Sistema Único de Saúde Brasileiro, bem como explicou sua mecânica de funcionamento.
À noite, no mesmo local, foi realizada a 1ª Conferência Municipal de Saúde dos Trabalhadores, com participação popular e palestra da médica psiquiatra Amanda de Azevedo Soares Careno.
Para a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Fernandópolis, Inaína Lara Fernandes, as duas conferências atingiram seus objetivos. Segundo a presidente, a função de controle social que o Conselho exerce no setor (participação da sociedade civil nas estratégias de políticas públicas) esteve garantida. Muitas propostas foram votadas e serão encaminhadas às conferências estadual e federal.
O prefeito de Fernandópolis, João Paulo Cantarella, esteve no evento, acompanhado da Primeira-Dama Fabiana Cantarella. Em seu pronunciamento, ele desejou bom trabalho aos conferencistas e salientou a importância do encontro.
Ao final, o saldo foi positivo, na avaliação da presidente Inaína: “tivemos a participação dos usuários, dos trabalhadores da Saúde, dos prestadores de serviços e dos gestores da Saúde, que formam os quatro pilares do setor”, afirmou.
Os próximos passos serão definidos nas reuniões ordinárias mensais dos conselheiros com o Secretário Municipal, atentando para as necessidades dos usuários e estratégias de solução de problemas do setor da Saúde.
CONTROLE SOCIAL
Os conselhos municipais funcionam como canais de representação da diversidade da sociedade, possibilitando a participação de diferentes grupos sociais, promovendo e fiscalizando a transparência e a prestação de contas da gestão pública.
