domingo, 27 de outubro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Conferência de assistência social em Valentim Gentil discute sobre o SUAS

A Prefeitura de Valentim Gentil, em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizou, na noite da última quarta-feira (19), no plenário da Câmara Municipal, a VII Conferência…

A Prefeitura de Valentim Gentil, em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizou, na noite da última quarta-feira (19), no plenário da Câmara Municipal, a VII Conferência de Assistência Social, com o tema: “Participação e Controle Social no SUAS”. O objetivo do evento foi avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social.

A mesa de honra foi composta pelo vice-prefeito e gestor da Assistência Social, Padre Luiz de Souza Dias; presidente da Câmara, Marlene Marin; primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosalina Segura; presidene do CMAS, Neusa Vicente; técnica da DRADS (Diretoria Regional da Assistência Social), Rosana Cardoso; e assistente social Karina de Oliveira. Participaram também autoridades locais e dirigentes e membros de entidades e conselhos.

Para abrir o evento, foi convidada a técnica da DRADS, Rosana Cardoso, que destacou a importância das conferências, fóruns e similares na formulação de uma política pública mais participativa, “que cobra a participação ativa do Estado e dos segmentos organizados da sociedade civil nessa construção”. Explanou também sobre quatro eixos temáticos relacionados ao SUAS.

A conferencista falou ainda sobre Saúde e Educação, ressaltando que as mesmas devem ser para todos. Em seguida, explicou que a Assistência Social só existe para quem esteja numa situação de vulnerabilidade. “Aí a família fica vulnerável em vários aspectos, como violência, jovens problemáticos…”, afirma. “É preciso trabalhar os riscos sociais para alterar as condições de vida dessas pessoas”, conclui.

Notícias relacionadas