Um homem de 44 anos desenvolveu um coágulo de sangue no pênis que causou ereções durante dois dias após uma corrida prolongada. O caso aconteceu na Eslováquia. A complicação causou dores no maratonista amador, que procurou o hospital apenas dois dias depois do início dos sintomas.
Depois de um treino de corrida, o eslovaco percebeu um caroço no pênis. Na mesma noite, ele começou a ter ereções dolorosas. Os exames mostraram um coágulo de 18 milímetros, e foi diagnosticado com uma trombose parcial nos corpos cavernosos do pênis (tecidos eréteis esponjosos que recebem sangue).
Ele foi tratado com anticoagulantes e analgésicos. A dor diminuiu uma semana depois. O caso foi reportado pela revista americana Urology Case Reports, que afirmou que só há 56 registros desta condição na medicina.
Três anos depois, exames ainda detectaram um coágulo residual, mas o paciente já estava sem sintomas. Segundo os médicos, casos assim requerem acompanhamento de no mínimo um ano para evitar que o coágulo cause outras complicações. Depois do tratamento, o pênis do homem continuou capaz de manter ereções normalmente.
Segundo a publicação, este tipo de trombose é mais comum em homens com menos de 30 anos que sofreram microtraumas no órgão. As causas mais frequentes são esportes, atividade sexual e abuso de drogas e álcool.