Cinco moradores do distrito de Simonsen foram condenados pela Justiça de Votuporanga por furto e associação criminosa. Eles pegaram 2,4 anos de reclusão, além do pagamento de cerca de R$250 de multa cada um.
Todos foram detidos pela Polícia Militar em 06 de setembro de 2012, quando haviam acabado de furtar milho e farelo de soja de vagões de trens que paravam perto do pátio de manobra do distrito.
Um outro indiciado na fase policial foi inocentado pela Justiça por falta de prova do envolvimento nos crimes. Segundo a sentença do juiz José Manuel Ferreira Filho, o bando furtava os produtos transportados pelos vagões e escondia na chácara de um dos envolvidos.
Os cereais eram transportados do local dos furtos até a chácara em carros dos condenados- um Escort, um Vectra e um Gol. Durante a vistoria na chácara, os policiais encontraram 51 sacas de farelo de soja e 40 sacas de milho.
Os produtos estavam escondidos em uma tulha, debaixo de uma mangueira e em porta-malas dos carros.
A reportagem do www.votuporangatudo.com.br apurou que por serem primários, todos os condenados vão “pagar” pelos crimes em liberdade.
A pena de prisão foi substituída pela doação de alimentos a entidades assistenciais e prestação de serviço comunitário dos criminosos.