sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Condenado foge de fórum pela porta da frente antes de receber sentença

Um homem condenado a mais de 40 anos de prisão por matar a ex-mulher e o filho dela fugiu do Fórum de Nova Venécia, Noroeste do Espírito, antes de receber…

Um homem condenado a mais de 40 anos de prisão por matar a ex-mulher e o filho dela fugiu do Fórum de Nova Venécia, Noroeste do Espírito, antes de receber a sentença, na noite desta segunda-feira (3).

De acordo com a Polícia Militar, José Antonio Basto estava no corredor, na parte de trás do fórum e aproveitou para deixar o local pela porta da frente enquanto o júri se reunia para decidir a sua sentença pelo duplo assassinato.

O homem não estava na cela e nem algemado. Para fugir, ele teria se misturado no meio de familiares e amigos das vítimas, que estavam no local aguardando a decisão. Ele entrou em um carro e fugiu.

O juiz da vara criminal, que presidia o julgamento, o promotor e oficiais de Justiça foram informados sobre a fuga.

Buscas foram feitas na região, mas José Antonio não foi localizado.

Condenado a 42 anos de prisão
O homem foi condenado a 42 anos de prisão e é considerado foragido. Ele não pode recorrer da decisão em liberdade.

Na decisão, o juiz Ivo Nascimento Barbosa solicitou as imagens do circuito interno de monitoramento do fórum para identificar se José Antonio teve a ajuda de alguém para fugir.

“Mostra-se clarividente que o réu pretende furtar-se da aplicação da lei penal, diante da fuga imediata após a votação em sala secreta, em nítida quebra de sigilo do resultado da votação, razão mais do que suficiente para a manutenção de sua custódia cautelar. Determino que seja solicitado ao Juiz Diretor do Foro as imagens do circuito interno de monitoramento, principalmente para verificar eventual participação de terceiro no auxílio a fuga, encaminhando-se as imagens a Autoridade Policial”, informou o juiz em sua decisão.

A Polícia Civil e a Polícia Militar foram procuradas pelo g1 para falar sobre a segurança no local e as investigações do caso, mas até a última atualização desta reportagem ainda não haviam retornado.

O crime
José Antonio foi condenado pela morte da ex-mulher Nauva Bening, de 34 anos, e o filho dela, Vitor Bening de 18 anos. O duplo assassinato foi em agosto de 2016 em Vila Pavão .

Mãe e filho foram mortos a tiros dentro da casa onde moravam. Uma menina de sete anos, filha de Nauva, presenciou o crime. Foi a criança quem pediu socorro aos vizinhos.

Um mês depois do crime, José Antonio foi preso na Bahia.

Notícias relacionadas