domingo, 22 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Concurso de agente de saúde é neste domingo

Será neste domingo (16/09) a prova para seleção dos 60 novos agentes comunitários de Saúde da Prefeitura de Votuporanga. Os 456 candidatos farão a avaliação no Campus Sul (Rua São…

Será neste domingo (16/09) a prova para seleção dos 60 novos agentes comunitários de Saúde da Prefeitura de Votuporanga. Os 456 candidatos farão a avaliação no Campus Sul (Rua São Paulo, 1820 – Vila Muniz) da Unifev, a partir das 8 horas.

Os inscritos devem se apresentar com 30 minutos de antecedência portando comprovante de inscrição, caneta, lápis e borracha. Serão duas horas e trinta minutos para a resposta das questões de múltipla escolha, incluído o tempo para preenchimento da folha de respostas. Serão 10 questões de Língua Portuguesa, 10 de matemática e 30 de conhecimentos específicos. A nota será de zero a dez pontos, sendo aprovados os com notas superiores a cinco. A empresa Consesp será responsável pelo gerenciamento.

Cada vaga será disputada por uma média de 7,6 pessoas. Na inscrição, o candidato indicou em qual posto de saúde gostaria de atuar. Foram abertas vagas em unidades de seis bairros. A que registrou maior interesse foi o Posto de Saúde da Família “Dr. Joel Pereira dos Santos”, do Parque Guarani. Foram 44 interessados, sendo 8,8 por vaga. Em segundo vem o Posto “Dr. Jonas Pires Correia” no Pozzobom, com 8,6 por vaga. Dos 191 inscritos, 22 serão contratados.

O que terá menos disputa é o “Dr. Martiniano Salgado” no Pró Povo. Serão 45 candidatos para 8 vagas, 5,62 por cargo. O “Daniele Cristina Lamana”, no Parque das Nações e “Carmem Maria Morettin” oferecerão cada um 7 vagas, para 55 inscritos. No Palmeiras “Dr. Ruy Pedroso”, 66 agentes disputarão 11 vagas.

Os agentes terão carga diária de trabalho de 40 horas. De acordo com o edital publicado no Diário Oficial do Município no último dia 25 de agosto, as atribuições do agente são: desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população ligada à Unidade de Saúde; estar em contato permanente com as famílias desenvolvendo ações educativas, visando à promoção da saúde e a prevenção das doenças, de acordo com o planejamento da equipe; cadastrar todas as pessoas de sua microárea e manter os cadastros atualizados; orientar famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis; desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e de agravos, e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade, mantendo a equipe informada, principalmente a respeito daquelas em situação de risco; acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade, de acordo com as necessidades definidas pela equipe; cumprir com as atribuições atualmente definidas para os agentes em relação à prevenção e ao controle da malária e da dengue; cumprir o cronograma de visitas domiciliares programadas, conforme os prazos estipulados para entrega de fechamento de produção mensal.

Provas

De acordo com o edital nº 001/2007, em Língua Portuguesa serão tratados os seguintes assuntos na prova: Ortografia oficial; Classes de palavras; Concordância verbal e nominal; Regência verbal e nominal; Formas de tratamento; Verbos; Colocação de pronomes nas frases; Correção de textos; Sintaxe: termos essenciais da oração; Análise e interpretação de textos; Redação oficial de cartas, ofícios, requerimentos, telegramas e certidões.

Na área de matemática: conjunto de números, naturais, inteiros, racionais, irracionais, reais, operações, expressões (cálculo), problemas, raiz quadrada; MDC e MMC – cálculo – problemas; Porcentagem; Juros Simples; Regras de três simples e composta; Sistema de medidas: comprimento, superfície, massa, capacidade, tempo, volume; Sistema Monetário Nacional (Real); Equações: 1º e 2º graus; Inequações do 1º grau; Expressões Algébricas; Fração Algébrica; Geometria Plana.

Em Conhecimentos Específicos: Estatuto da Criança e do Adolescente – artigos 7º a 14, 19 a 32, 86 a 89; Normas e Diretrizes do Programa de Saúde da Família – P.S.F; Aleitamento Materno; Calendário de Vacinação: criança, adulto e Gestante; Carta dos direitos dos usuários da saúde; Cuidados com a alimentação; Manual completo: “Direitos sexuais, direitos reprodutivos e métodos anticoncepcionais” – Ministério da Saúde; Diretrizes Operacionais do P.A.C.S.; Educação permanente; Entrevistas; Pesquisas e Coleta de dados; Estatuto do Idoso – Lei 10.741 de 1 de outubro de 2003; Estrutura Familiar, Relacionamento familiar; Lei 11.350 de 05/10/2006; Lei 8.142 de 28/12/1990 – dispõe sobre a Participação da Comunidade na Gestão do Sistema Único de Saúde – SUS; Lei Complementar nº 104 de 06/08/2007 (Dispõe sobre a criação do emprego Público no âmbito da administração direta do Município e da outra providencias) Meio ambiente; Noções de Hipertensão Arterial, Hanseníase, Diabetes e Tuberculose; Normas e Diretrizes do Programa de Agentes Comunitários de Saúde – P.A.C.S.; Organização da demanda e Organização dos métodos e da rotina de trabalho; Portaria nº 44/GM, de 3 de janeiro de 2002 – Atividades do ACS á orientação as famílias e á comunidade para a prevenção e o controle de doenças endêmicas; Prevenção e Controle das DST/AIDS na comunidade; SUS – Princípios e diretrizes; Guia Completo: “Guia Prático do Programa Saúde da Família”– Ministério da Saúde; Trabalho em Equipe; Visitas Domiciliares. Sugestão de bibliografia do conteúdo na Biblioteca Municipal “Castro Alves” e pela biblioteca virtual em saúde do Ministério da Saúde : www.saude.gov.br/bvs

Notícias relacionadas