Votuporanga vai receber nesta sexta-feira (31/08) a orquestra mais antiga em atividade do Brasil. A Prefeitura promove o show da Orquestra Tabajara Severino Araújo numa apresentação em comemoração aos 70 anos do município.
A Orquestra regida pelo músico Severino Araújo de 80 anos, tocará numa apresentação pública, sem cobrança de ingressos, a partir das 20h30 na Concha Acústica, na praça central.
Fundado em 1934 inspirado nas big bands norte-americanas, o grupo é o mais famoso do país pelas suas apresentações que marcaram a história. Já tocaram para presidentes, embalaram a inauguração da TV Tupi, animaram soldados da 2ª Guerra Mundial, além de ser presença confirmada em bailes, festas e gafieiras, totalizando mais de 14 mil apresentações.
Com grande popularidade, a Orquestra gravou mais de 100 discos de 78 rpm, batendo recordes de longevidade, além de alicerçar o trabalho de cantores como Jamelão, com quem gravou dois discos-tributos a Lupicínio Rodrigues. Durante a existência do Circo Voador, no Rio de Janeiro, a Tabajara era a atração tradicional dos domingos, com a Domingueira Voadora. O repertório é composto tanto de clássicos do jazz e da canção norte-americana quanto de temas da música brasileira. Severino Araújo, que foi aluno de Koellreuter, é autor de várias músicas executadas pela Orquestra.
Severino Araújo de Oliveira, nasceu em Limoeiro (PE), no dia 23 de abril de 1917. Está na Orquestra Tabajara desde 1937. O pai de Severino Araújo era mestre de banda em Limoeiro (PE), e foi quem deu as primeiras noções de música. Ainda criança, adotou a clarineta como instrumento favorito. O grupo foi fundado em 1934 em João Pessoa – Paraíba, por Oliver Von Sohsten que veio da Holanda para dirigir uma empresa que se instalara na cidade. Em 1937, com a inauguração da Radio Tabajara na mesma cidade, a “ORQUESTRA” foi contratada para fazer parte de seu elenco.Nesta época Severino Araújo foi convidado para integrar o naipe de sax da banda que já contava com músicos famosos dos quais destacaram-se K.Ximbinho, José Leocadio, Geralso Medeiros, Porfírio Costa, Raimundo Napoleão. Com a morte repentina de Luna Freire, Severino Araújo, com apenas 21 anos de idade assume a direção daquela que seria considerada a mais famosa orquestra popular do Brasil.
Cantores famosos como: Francisco Alves, Orlando Silva, Déo, Ciro Monteiro e outros, acompanhados pela orquestra que excursionavam pelo nordeste na época ficavam surpresos com a qualidade daqueles músicos tão bem ensaiados. A fama chegou a então capital da República, que era, na época, o centro musical do Brasil. A notícia se espalhou e a fama da orquestra chegou ao Rio de Janeiro, que além de ser a capital da República era o centro musical do Brasil.