Neste sábado, às 9h, no auditório da COACAVO, a presidente do COMUSAN – Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Maria Cristina da Silveira Fernandes, estará reunida com representantes das 52 entidades assistenciais cadastradas no Conselho e no FSS – Fundo Social de Solidariedade, para repassar informações sobre o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos e do Censo SUAS / 2011.
As informações foram enviadas pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, ligada ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O PAA é uma das ações do Fome Zero e promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e promove a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.
O PAA é implementado por meio de cinco modalidades, em parcerias com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), governos estaduais e municipais. Para participar do Programa, o agricultor deve ser identificado como agricultor familiar, enquadrando-se no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A identificação é feita por meio de uma Declaração de Aptidão ao Pronaf (Dap).
Ainda segundo Maria Cristina, “as entidades que não participaram do Censo SUAS – Rede Privada 2010 poderão participar do Censo SUAS – Rede Privada 2011, desde que estejam inscritas no Conselho Municipal de Assistência Social e nós sugerimos que a entidade procure o Conselho Municipal de Assistência Social para providenciar sua inscrição e, assim, estar apta a responder ao Censo SUAS – Rede Privada 2011”, conclui.