

A cidade de Fernandópolis e toda a região noroeste paulista podem estar na iminência de um salto econômico e tecnológico histórico. Nesta sexta-feira, dia 12 de junho, uma comitiva formada por grandes empresários chineses desembarcou no município para conhecer o campus da Universidade Brasil e avaliar o potencial logístico da região. O presidente e mantenedor da instituição de ensino, Dr. Fernando Costa, revelou que o encontro é fruto de anos de negociações e viagens à Ásia, com o objetivo de conectar investidores estrangeiros ao poder público e ao setor produtivo local.

Durante o roteiro no ambiente acadêmico, os investidores internacionais puderam vistoriar laboratórios avançados e o Centro de Simulação Realística, voltado para os estudantes da área da saúde. A intenção da universidade é atuar como uma fiadora técnica e institucional para os negócios que pretendem se instalar no município, oferecendo mão de obra qualificada e suporte de pesquisa. Os planos debatidos envolvem o aproveitamento do Distrito Industrial e a esperada ampliação da infraestrutura do aeroporto de Fernandópolis. Caso a reforma do aeródromo saia do papel, o Dr. Fernando Costa adiantou que a instituição pretende criar cursos inéditos voltados à formação de pilotos e profissionais da aviação civil.
A tecnologia de ponta também esteve no centro dos debates por meio do professor Luiz Sérgio Vanzela, que participou das missões internacionais da universidade na China. Ele anunciou que o Ministério da Educação já aprovou, em caráter experimental, o primeiro curso superior do Brasil voltado exclusivamente para a operação e gerenciamento de aeronaves não tripuladas, os populares drones. Diante dessa novidade acadêmica, o grupo chinês demonstrou forte interesse em abrir uma fábrica de drones em Fernandópolis. O projeto, que já conta com articulações junto à prefeitura, tem o potencial de transformar a cidade em uma referência nacional em tecnologia, unindo pesquisa científica, desenvolvimento de softwares e produção fabril em um mercado que cresce no mundo inteiro.


Além do setor tecnológico, o agronegócio regional entrou na mira dos investidores asiáticos. A comitiva viajou até a vizinha cidade de Estrela D’Oeste, onde visitou as instalações do Grupo Estrela, incluindo o FrigoEstrela e o Confinamento Turbilhão. Recepcionados pelo empresário Vadão Gomes, os visitantes conheceram a alta tecnologia empregada na pecuária nacional e os processos de produção de alimentos. O grupo estrangeiro, que também possui braços nos setores de energia solar fotovoltaica e plásticos, se mostrou impressionado com a capacidade produtiva da região, abrindo caminho para parcerias que prometem modernizar ainda mais as cadeias produtivas locais e gerar novos empregos.








