![](https://regiaonoroeste.com/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-01-31-at-11.22.44.jpeg)
Vai avaliar
O Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi (PSDB), reafirmou na noite desta terça-feira (25) ao DLNews que, por regra, a reclassificação das regiões no Plano SP de flexibilização da economia só acontece a cada 14 dias. Mas disse também que o governo pretende “encaminhar para avaliação do Centro de Contingências” o pedido do prefeito Edinho Araújo (MDB) para que os números do DRS de Rio Preto voltem a ser avaliado na próxima sexta-feira (28).
![](https://regiaonoroeste.com/wp-content/uploads/2024/09/WhatsApp-Image-2024-09-06-at-17.47.57.jpeg)
![](https://regiaonoroeste.com/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-01-31-at-11.22.44.jpeg)
Animador
Esse “mas” do secretário não deixa de ser animador diante da pressão vivida por Edinho. Foi ao som ensurdecedor dos microfones de um trio elétrico estacionado na porta da prefeitura na tarde desta terça (25), em que um grupo de donos de bares e restaurantes pedia a reabertura de seus estabelecimentos em Rio Preto, que o prefeito decidiu testar a boa vontade do governador João Doria (PSDB) e pediu a reavaliação antecipada da região.
Teste de prestígio 2
Pela regra atual, a reavaliação que pode mandar os 102 municípios do DRS-15 para a fase amarela deverá ocorrer apenas na sexta-feira da semana seguinte, no dia 4 de setembro. O pleito junto a Doria, segundo gente ligada ao prefeito, foi opção do próprio Edinho, após conversa com o secretário de Saúde, Aldenis Borim. “Os números estão a favor de Rio Preto. Nossa taxa de ocupação (de leitos de UTI) não chegam a 75%, afirmou a fonte ao DLNews. A ideia de antecipação foi formalizada pela Acirp na sexta feira passada, mas até agora o emedebista não tinha se pronunciado sobre o assunto.
![](https://regiaonoroeste.com/wp-content/uploads/2024/09/dr-pinato.jpg)
O não ele já tem
Tudo indica que, diante da famosa frase “o não eu já tenho”, o prefeito decidiu jogar para a galera e dizer para os setores críticos que está fazendo a parte dele. A mesma estratégia de João Dado em Votuporanga. Resta saber se o governo do Estado, que tem Rodrigo Garcia (DEM) como vice, está disposto ou não a facilitar a vida do emedebista, com uma campanha eleitoral pela frente para domar, além do coronavírus.
Repreendeu 1
A Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) afirmou nesta terça-feira (25) que tem defendido a competência do Governo de São Paulo para ditar regras de isolamento social no Estado nos termos da decisão do STF sobre o tema. “Há, inclusive, enunciado elaborado por grupo de trabalho da instituição, especialmente criado para guiar a atuação do Ministério Público durante a pandemia nesse sentido”.
Repreendeu 2
A PGJ informou ainda que os municípios podem endurecer o isolamento, mas não flexibilizar mais que o definido no Plano SP. A informação ocorreu após o promotor de Justiça de Votuporanga José Vieira da Costa Neto emitir parecer contrário ao pedido da Defensoria Pública de Rio Preto para obrigar o município a regredir para a fase laranja. Por conta e risco, o prefeito da cidade, João Dado (PSD), determinou avanço para fase amarela.
Pérola
No parecer, o promotor citou que os serviços prestados em Votuporanga só não são melhores porque cidades do entorno não fazem sua parte. “Municípios, aliás, que nem deveriam existir, pois não se sustentam. Seus administradores, o Macarronada, o João da Skol, o Calinécio, o Ico de Paris, e tantos outros, nunca criaram um leito sequer para a extração de uma unha encravada. Compram, ou melhor, recebem em doações, ambulâncias, para se verem livres dos seus munícipes doentes e entregá-los, sempre sem custo algum, para tratamentos a searas outras”, disse no parecer.
![](https://regiaonoroeste.com/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-01-31-at-11.22.44.jpeg)