domingo, 24 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Comitê de Combate a Dengue e Leishmaniose divulga dados de contaminação em Jales

O município de Jales passa por um período preocupante em relação à transmissão da dengue. Apesar de o tempo estar seco e de temperatura amena os casos confirmados da doença…

O município de Jales passa por um período preocupante em relação à transmissão da dengue. Apesar de o tempo estar seco e de temperatura amena os casos confirmados da doença continuam aumentando gradativamente. Até o momento já foram confirmados 92 casos autóctones (contraídos no município) e 26 casos importados.

Esses dados deixam todas as autoridades em alerta, pois se atingir a incidência de 300 casos autóctones para cada 100 mil habitantes, ou seja, 149 casos autóctones em Jales, o município será considerado em estado de epidemia.
Outro fator preocupante é o índice de densidade larvária.

A atividade que foi realizada em abril apresenta um índice de 2,81% que apesar de ter diminuído em relação a janeiro (5,36%), não deixa de ultrapassar o limite aceito pelo Estado, já que o índice acima de 1% indica “condições favoráveis a epidemias”.
Com o objetivo de conter a transmissão da dengue e também eliminar criadouros do mosquito palha (transmissor da leishmaniose), no dia 23 de maio iniciou-se em Jales o Projeto Cidade Limpa em parceria com a TV TEM.

Até o momento já foi recolhido em torno de 300 caminhões basculantes de entulhos em geral, ainda não foram contabilizados os números de caminhões de galhos.

O projeto estava previsto para ser encerrado no dia 28 de maio, porém em virtude da grande quantidade de entulhos houve um atraso e o Projeto se estendeu até 31 de maio.

No entanto, levando em consideração que há recipientes que não dependem da chuva para estar com água e servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue), como ralos e vasos sanitários sem uso diário, piscinas sem tratamento, caixa de água sem tampa, bebedouros de animais sem limpeza periódica e pratos de plantas sem areia e sem furo, o Comitê de Combate a Dengue e Leishmaniose de Jales alerta a população que “apenas o Projeto Cidade Limpa não será suficiente para resolver o problema, ainda é necessário a colaboração de todos.

No momento os bairros com maior incidência de casos confirmados são: São Judas Tadeu, Jd. América, Vila Nossa Senhora Aparecida, Paraíso, Santo Expedito e Cohab Arapuã, moradores dessas áreas devem estar alerta aos sintomas da doença e devem aumentar os cuidados em relação a criadouros do mosquito, pois apenas a pulverização e eliminação de criadouros realizados pela equipe de combate a dengue, não está sendo suficiente para conter a transmissão”.

Nesse momento crítico, apenas com a conscientização da população em adotar medidas preventivas diariamente será possível conter a transmissão da dengue em nossa cidade.

Notícias relacionadas